Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLima, Mauricio Pozzebon dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Fernanda Kraemer dapt_BR
dc.contributor.authorRossi, Carlos Alberto Vargaspt_BR
dc.date.accessioned2014-09-24T02:13:17Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn2177-5184pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/103761pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo investiga o quanto a discussão epistemológica em marketing tem estado presente nos periódicos da disciplina nos últimos 20 anos. Com este objetivo, foi realizada uma análise de inspiração bibliométrica nos 5 principais journals da área segundo o 5-year IMpact fator do Journal Citation Reports de 2011 (Journal of Marketing, Journal of Retailing, Journal of Consumer Research, Journal of Marketing Research, Journal of Consumer Psychology) e em mais duas publicações escolhidas por seu perfil editorial coadunado com os objetivos desta pesquisa (Marketing Theory e Marketing Science). Foram analisados artigos, comentários e editoriais publicados entre 1990 e 2010. Igualmente foram buscados livros editados sobre a disciplina e que pudessem conter discussões acerca da epistemologia em marketing. A análise dos dados revelou uma inconstância na quantidade de publicações sobre o tema, bem como o destaque de dois periódicos (Marketing Theory e Marketing Science) identificados como aqueles que capitanearam o debate no período. A quantidade proporcional de artigos encontrados revela que os momentos de discussão sobre epistemologia aconteceram por esforços isolados de periódicos ou de uma editora (Sage), e não por um debate fomentado por diversos acadêmicos. Por último, a grande quantidade de publicações encontradas sobre metodologia, e não sobre epistemologia, pode estar evidenciando uma tendência à instrumentalização da disciplina. O trabalho é dividido como segue: Introdução; (1) os primórdios do estudo de marketing, onde buscamos entender a história da disciplina; (2) o surgimento do marketing como disciplina, em que descrevemos como o marketing foi formalmente aceito como área de estudo; (3) marketing e ciência, uma rápida retomada do debate sobre cientificidade em marketing; (4) método; (5) resultados; discussão e conclusão.pt_BR
dc.description.abstractThis study investigates how much the discussion of epistemology in marketing has been present in the journals of the area in the last 20 years. A bibliometric analysis was made in the top 5 marketing journals, according to the 2011 Journal Citation Reports’s 5-year IMpact factor (Journal of Marketing, Journal of Retailing, Journal of Consumer Research, Journal of Marketing Research, Journal of Consumer Psychology) plus two periodicals chosen by their editorial profile directly related with the main purposes of this research (Marketing Theory and Marketing Science). Papers, comments, and editorials published between 1990-2010 were analyzed, as well books that may had contained discussions about marketing epistemology. The analysis revealed an inconstancy in the amount of publications about this subject, and two periodicals (Marketing Theory and Marketing Science) were identified leading the debate in this period. The numbers indicate that the epistemological discussion was an isolated effort made by some periodicals and the Sage Publications, and it was not a broader academic debate. Lastly, the substantial amount of publications found about methodology may indicate an instrumentalization of the marketing discipline. The study is organized as it follows: Introduction, (1) the beginnings of marketing study, to understand the discipline history; (2) the rise of marketing as academic discipline; (3) marketing and science, a quick retake of the historical debate; (4) method; (5) results; discussion and conclusion.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de marketing [recurso eletrônico]. São Paulo. Vol. 13, n. 1 (jan./mar. 2014), p. 133-143pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectMarketingen
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectEpistemologyen
dc.subjectScienceen
dc.subjectBibliometricsen
dc.titleA discussão epistemológica em marketing 1990-2010pt_BR
dc.title.alternativeA discussion on marketing epistemological 1990-2010 en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000922309pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples