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Estudo da aplicação de tecnologias interativas para customização em massa na indústria automotiva

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Estudo da aplicação de tecnologias interativas para customização em massa na indústria automotiva

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Título Estudo da aplicação de tecnologias interativas para customização em massa na indústria automotiva
Autor Duarte, Rafael Silva
Orientador Oliveira, Branca Freitas de
Data 2014
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.
Assunto Customização em massa
Indústria automobilística
Tecnologias interativas
Vantagem competitiva
[en] Automotive industry
[en] Competitive advantage
[en] Mass customization
[en] Technological interactions
Resumo Este trabalho tem como objetivo evidenciar os benefícios que as transformações sociais contemporâneas, alimentadas pela evolução tecnológica interativa, podem exercer sobre a indústria automotiva, notadamente na questão de customização do produto. A fim de estreitar as relações entre o contexto histórico e as mudanças na indústria automotiva, o trabalho traça um paralelo entre as transformações vividas pela sociedade e a evolução dos automóveis, analisando como as mudanças de contexto afetaram a indústria automotiva. Da mesma forma, é pesquisado sobre como a evolução do automóvel moderno moldou o estilo de vida da sociedade, nos últimos 125 anos. A relação entre o contexto histórico e as mudanças na indústria automotiva é a base que o trabalho utiliza para justificar o emprego das novas tecnologias interativas nos automóveis.São analisadas novas tecnologias interativas existentes e em estágio avançado de desenvolvimento, notadamente aplicadas a smartphones e tablets, e a influência que essas estão tendo no modo de vida contemporâneo. Foi verificado que, apesar dos automóveis terem evoluído concomitantemente com a sociedade, nos mais de cem anos desde sua invenção, estão demorando a embarcar tais desenvolvimentos tecnológicos, continuando, em sua maioria, máquinas análogas e isoladas das outras partes que compõem o trânsito. Este trabalho se propõe a analisar tais tecnologias interativas, estudar quais podem ser embarcadas nos automóveis, exemplificando as possibilidades de aplicação das mesmas, através de um modelo tridimensional, criando um produto customizável em massa, condizente com as tendências sociais contemporâneas, que atenda o maior número de consumidores em potencial, com uma mesma linha de produto, evidenciando o diferencial competitivo que este proporcionaria ao seu fabricante ante a concorrência.
Abstract The objective of this paper is to highlight the benefits that contemporary social changes, fueled by the interactive technological evolution, can exert on the automotive industry, mainly in the aspect of product customization.In order to strengthen the relation between historical context and changes in automotive industry, this paper draws a parallel between social changes and automobile evolution, evidencing how context changes affect the automotive industry. Also, this paper demonstrate how the evolution of the modern automobile framed society life style in the past 125 years. The relation between historical context and automotive industry changes is the base that this paper use to justify the insertion of interactive technologies in automobiles.New and advance stage technologies are analyzed, mostly the ones applied to smartphones and tablets, and the influence of such technologies in contemporary lifestyle.It is shown that, despite cars have evolved together with society for over a century since its invention, they are holding up the insertion of this new technologies, remaining, mostly, analog machines isolated from the other traffic components.This paper proposes to analyze these interactive technologies, studing which one can be applied in automobiles, demonstrating the applications possibilities through a tridimensional model, creating a mass customizable product, consistent with contemporary social trends, that reach most of the potential buyers with a single product line, demonstrating this product manufacturer competitive advantage against competition.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/103803
Arquivos Descrição Formato
000932454.pdf (8.640Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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