Repositório Digital

A- A A+

Abordagens para o ensino de números reais na escola de nível fundamental

.

Abordagens para o ensino de números reais na escola de nível fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Abordagens para o ensino de números reais na escola de nível fundamental
Autor Bortoletti, Anderson de Abreu
Orientador Garcia, Vera Clotilde Vanzetto
Data 2008
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Ensino : Matematica
Ensino e aprendizagem
Números reais
[en] Irrationals and real numbers
[en] Mathematics teaching
Resumo Na disciplina de Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática I, foi preparado e, aplicado, um módulo de ensino a respeito dos números reais. A partir dessa experiência, surgiu o interesse em pesquisar a respeito da existência de outras abordagens para o estudo dos números irracionais/reais. O trabalho inicia pela descrição da prática desenvolvida e da sua fundamentação teórica. Em seguida, descreve a origem dos números reais, buscando mostrar o caminho que percorreram desde sua descoberta até serem aceitos pelos matemáticos, bem como são apresentados atualmente na universidade. A fim de descobrir como os números irracionais/reais estão sendo levados para sala de aula, o texto descreve a maneira como os livros didáticos têm abordado este assunto, além de analisar trabalhos na área da educação matemática e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O trabalho descreve seis formas distintas de abordagem, que muitas vezes desenvolvem-se juntas e têm muitos conceitos em comum, apenas mudando sua ordem de apresentação.
Abstract In the Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática I course, it was prepared and applied a teaching module about real numbers. Starting from this experience came up the interest in research about the existence of others approaches in real numbers study. This paper starts from the developed practice description and its theoretical basis. After that, it describes real numbers origins looking for the path they elapsed from theirs discover till mathematician’s acceptance as well how they are presented at university. Aiming find out how real and irrational numbers have been teach to the classroom, this paper describes the way student´s books have been approaching this topic and analyses works in mathematics education and in national curricula standards, like “Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)”. This paper describes six distinct ways to approach this topic which, many times, are developed together and has many concepts in common, just changing its presentation order.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/103874
Arquivos Descrição Formato
000779971.pdf (253.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.