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"Turismo de galpão" : uma etnografia sobre o acolhimento do fenômeno do turismo, nos festejos/festivais tradicionalistas, em Porto Alegre e Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul

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"Turismo de galpão" : uma etnografia sobre o acolhimento do fenômeno do turismo, nos festejos/festivais tradicionalistas, em Porto Alegre e Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul

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Título "Turismo de galpão" : uma etnografia sobre o acolhimento do fenômeno do turismo, nos festejos/festivais tradicionalistas, em Porto Alegre e Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul
Autor Soares, Laís Góis
Orientador Jardim, Denise Fagundes
Data 2014
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.
Assunto Antropologia social
Cultura gaúcha
Porto Alegre (RS)
Santa Cruz do Sul (RS)
Tradicionalismo
Turismo
[en] Festivals
[en] Gaucha art
[en] Gaucha culture
[en] Tourism
[en] Tradition
[en] Traditionalism
Resumo O presente trabalho busca compreender as múltiplas percepções dos atores sociais em face à implementação da prática turística em três dos principais eventos tradicionalistas: O Acampamento Farroupilha, o Desfile Temático e o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART). O trabalho analisa o Encontro de Artes e Tradição na cidade de Santa Cruz do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, buscando expor os processos de atualização sob os quais o mesmo vem se submetendo, bem como, seu diálogo com o fenômeno do turismo. Destaco o caráter polissêmico do turismo, ou seja, procuro correlacioná-lo às tendências contemporâneas demonstrando como localmente os debates sobre o acolhimento a ideias (propostas) advindas dos agentes do turismo contemplam uma ordem complexa e imprevisível e percorrem diversos processos que ora favorecem a prática turística, ora reinterpretam seus sentidos. Este estudo busca estabelecer um diálogo interdisciplinar entre antropologia e turismo. A pesquisa é fruto de reflexões geradas após a inserção da empresa Office Marketing na organização e planejamento dos três principais eventos do universo tradicionalista. A partir dessa inserção em campo, vislumbra-se descrever, mediante a prática etnográfica, as transformações nas comemorações festivas do feriado estadual do Vinte de setembro (em alusão à Revolução Farroupilha, também conhecida como Guerra dos Farrapos) – percorro o Acampamento Farroupilha e os debates sobre a produção do desfile que o encerra em um período singular permeado pelos debates sobre a realização da Copa de 2014. Entende-se que as ações permeadas pelas ações e propostas advindas do turismo precipitam algumas das reconfigurações das práticas culturais, propiciadas pelos contínuos diálogos entre grupos distintos, como, por exemplo, tradicionalistas e carnavalescos, além de sublinhar a relação entre tradicionalismo e modernidade.
Abstract The present paper aims to generate understanding of multiple perceptions of social actors in relation to implementation of the tourist practice in three of the main traditionalist events: the Acampamento Farroupilha (Farroupilha Camping), the Desfile Temático (Thematic Parade) and the Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (The Meeting on Arts and Tradition of Rio Grande do Sul, or ENART). This work also will examine of the Encontro de Artes e Tradição (Meeting on Arts and Tradition) state of Rio Grande do Sul, in the city of the of Santa Cruz do Sul, seeking to expose upgrade, above which it is has been undergoing, as well as its interaction with the phenomenon of tourism. Emphasize the polysemic nature of tourism, i.e., i seek to correlate it to contemporary trends demonstrating how locally discussions about hosting the ideas (proposals) arising from tourism players contemplate a complex and unpredictable order and rum through various processes that on the one hand favor the practice tourist, and on the other hand reinterpret their senses. This study searchs establish an interdisciplinary between Anthropology and Tourism This research is the result of a thorough reasoning after insertion of company Office Marketing in organizing and planning of the three major events of tradicionalist universe. From this insertion in the field, it is my purpose to describe, through ethnographic practice, the transformation of September 20th festive commemorations (a reference to Farroupilha Revolution, also known as Ragamuffin War) – I walk Farroupilha Camping and the debates about the production of the parade that ends at a unique period permeated the debates on the implementation of the 2014 World Cup. It is understood that the actions permeated by the actions and proposals coming from the tourism precipitate some of the reconfigurations of cultural practices afforded by continuous dialogues among distinct groups (e.g., traditionalists and carnival groups) while stressing the relationship between traditionalism and modernity.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/103883
Arquivos Descrição Formato
000930693.pdf (3.559Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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