Repositório Digital

A- A A+

A lucratividade dos clientes das empresas de serviços contábeis : um estudo de caso da M&M Assessoria Contábil

.

A lucratividade dos clientes das empresas de serviços contábeis : um estudo de caso da M&M Assessoria Contábil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A lucratividade dos clientes das empresas de serviços contábeis : um estudo de caso da M&M Assessoria Contábil
Autor Souza, Marcone Hahan de
Orientador Schmidt, Paulo
Data 2014
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Assunto Contabilidade de custos
Lucro
[en] Costs
[en] Customer profitability
[en] Financial services companies
Resumo Ao considerar que as empresas de serviços contábeis não prestam somente serviços na área contábil, mas também nas áreas societária, trabalhista e tributária, dentre outras; que clientes de portes semelhantes geram serviços com dificuldades de elaboração diferenciada em razão da forma de tributação, da atividade exercida e de questões de organização interna de cada empresa, entre outros fatores; que muitos dos escritórios contábeis cresceram e hoje são considerados empresas de serviços contábeis e constituem um segmento de grande importância no cenário empresarial brasileiro, faz-se necessário estudos quanto aos custos dos serviços prestados, a fixação do preço de venda destes serviços e a análise da lucratividade de cada cliente. O presente estudo, que tem como objetivo de propor um modelo de mensuração de custos mensais para as empresas de serviços contábeis, com o intuito de viabilizar a análise da lucratividade de cada um de seus clientes. O trabalho parte de uma abordagem administrativa, com enfoque gerencial da empresa de serviços contábeis, identifica custos e despesas, utiliza-se de conceitos de diversos métodos de custeio para direcionar os custos a cada departamento da empresa de serviços contábeis e, consequentemente, a cada cliente usuário dos serviços. Identifica, portanto, os custos, compara com os preços de venda praticados, e analisa, individualmente, a lucratividade de cada cliente da empresa de serviços contábeis.
Abstract Considering that accounting services companies do not only provide services in accounting, but also in corporation, labor and taxation, and other fields, considering that clients of similar sizes generate services with special development difficulties due to the way they are taxed, the type of business being carried out, and matters of each company’s internal structure, among other factors, considering that many accounting firms grew and today are considered financial services companies which constitute a segment of great importance in the Brazilian business scenario, studies on the costs of services provided to each client are made necessary as well as fixing the selling price of services and profitability analysis of each client. The present study aims to propose a measurement model of monthly costs for businesses providing accounting services, it intends to facilitate the analysis of the profitability of each client. It comes from an administrative perspective, with a managerial focus on accounting services companies, it identifies costs and expenses and uses the concepts of various defrayment methods to direct the costs to each department of the accounting services company and therefore to each client user of the services. Therefore it identifies the costs, compares them with the sales prices, and analyzes individually the profitability of each client of the accounting services company.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/103953
Arquivos Descrição Formato
000921634.pdf (1.972Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.