Repositório Digital

A- A A+

O desenvolvimento de produtos em uma rede de pequenas e médias empresas : motivações e fatores críticos

.

O desenvolvimento de produtos em uma rede de pequenas e médias empresas : motivações e fatores críticos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O desenvolvimento de produtos em uma rede de pequenas e médias empresas : motivações e fatores críticos
Autor Steglich, Laurence Reich
Orientador Zawislak, Paulo Antonio
Data 2007
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Desenvolvimento de produto
Inovação
Pequenas e medias empresas
Redes de cooperação
[en] Cooperation
[en] Innovation
[en] Product development
[en] Small and medium enterprises network
Resumo O tema abordado nesta dissertação é o desenvolvimento de produtos em redes de cooperação de pequenas e médias empresas, motivações, fatores críticos e a forma de organização do processo. A questão de pesquisa é entender como as redes horizontais de pequenas e médias empresas desenvolvem produtos. O desenvolvimento de produtos é uma importante fonte de competitividade para as empresas, e ao mesmo tempo, um processo complexo e de elevados investimentos, que necessita diferentes habilidades e a integração de uma série de atividades, muitas vezes além da capacidade individual de uma única empresa, mas que pode ser viabilizado pela atuação em rede. A pesquisa foi realizada em duas fases: uma fase exploratória para entender a dinâmica das redes horizontais do programa Redes de Cooperação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e verificar a existência de desenvolvimento de produtos nestas redes. Na segunda fase realizou-se um estudo de caso em uma rede que desenvolveu conjuntamente um novo produto. Foram analisados as motivações da rede, os fatores críticos do processo e as etapas do desenvolvimento de produtos. Pôde-se concluir que as motivações para desenvolver produtos são múltiplas e podem apresentar diferenças na percepção de cada associado. Quanto aos fatores críticos do desenvolvimento de produtos em rede, foi confirmada a influência de um elevado número de fatores e de uma forte inter-relação entre os mesmos. A confiança entre os associados, o comprometimento com a rede e o processo de formação da rede tiveram uma importância destacada. Outras constatações foram as de que o estágio de desenvolvimento em que a rede se encontra é importante para o desenvolvimento de produtos; e os produtos desenvolvidos pelas redes são pouco inovadores e grande parte do processo é terceirizado por empresas de fora da rede.
Abstract The main subject in this study is the product development in small and medium enterprises networks, motivations, critical factors and the process arrangement. The principal concern in this research is to understand how the networks in small and medium enterprises develop products. The product development is an important source of competitiveness, but at the same time, a complex process that needs high investments, different abilities and integration of activities, beyond the net enterprises individual capacity, what can be achieved by network cooperation. The research was carried out in two stages. The first one is an analytical study to understand the horizontal network dynamics in the Cooperation Networks Program of the Rio Grande do Sul State Government and to verify the existence of product development in these networks. The second stage shows a case study in a network that developed a new product. This study explains the network process and the product development stages, analyzing the net motivations and the critical factors. Some of the conclusions shows that the motivations to develop products are several and can be different for each net member. Concerning to the product development critical factors in small and medium enterprises network, the influence of the factors such as trust and commitment with the net were found. Another findings were that the network stage of development is important to the product development, the product developed by the network is not innovative and most of the development process is done by outsourcing enterprises outside the network.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/10408
Arquivos Descrição Formato
000598359.pdf (242.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.