Repositório Digital

A- A A+

Mecanismos de perda muscular da sarcopenia

.

Mecanismos de perda muscular da sarcopenia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Mecanismos de perda muscular da sarcopenia
Autor Teixeira, Vivian de Oliveira Nunes
Filippin, Lidiane Isabel
Xavier, Ricardo Machado
Resumo Cerca de 66% dos pacientes com artrite reumatoide (AR) apresentam signifi cativa perda de massa celular, denominada caquexia reumatoide, predominantemente de músculo esquelético (sarcopenia reumatoide). A sarcopenia é caracterizada por perda de massa muscular associada a prejuízos de função. Pacientes com AR apresentam uma redução signifi cativa na força muscular, causada pela perda de proteínas musculares, alterando sua funcionalidade. As diversas condições que levam à perda de massa muscular envolvem distintas cascatas de sinalização intracelular, que podem levar: (i) à morte celular programada (apoptose); (ii) ao aumento da degradação proteica, por meio de autofagia, de proteases dependentes de cálcio (calpaínas e caspases) e do sistema proteossomo; e (iii) à diminuição da ativação das células-satélite responsáveis pela regeneração muscular. Este artigo tem como objetivo revisar esses mecanismos gerais de sarcopenia e seu envolvimento na AR. O melhor conhecimento desses mecanismos pode levar ao desenvolvimento de terapias inovadoras para essa debilitante complicação.
Contido em Revista brasileira de reumatologia = Brazilian journal of rheumatology. Campinas. Vol. 52, n. 2 (2012), p. 247-259
Assunto Artrite reumatóide
Atrofia muscular
Inflamação
Regeneração
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/104121
Arquivos Descrição Formato
000930455.pdf (1.058Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.