Repositório Digital

A- A A+

Editor de texto coletivo : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe

.

Editor de texto coletivo : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Editor de texto coletivo : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe
Outro título Collective text editor : contributions to the development of the competence to work in a team
Autor Zank, Cláudia
Behar, Patrícia Alejandra
Ribeiro, Jorge Alberto Rosa
Resumo O presente artigo tem por objetivo compreender como o ambiente virtual de aprendizagem Editor de Texto Coletivo (ETC) pode contribuir para que alunos da educação profissional desenvolvam a competência para o trabalho em equipe. O estudo se desenvolveu sobre uma base composta de três eixos: trabalho, educação profissional e tecnologias de informação e comunicação. A pesquisa é desenvolvida numa abordagem qualitativa a partir da estratégia de pesquisa estudo de casos múltiplos. As fontes utilizadas foram: entrevista semiestruturada; grupo focal e a observação das ações e registros dos alunos no Editor. O estudo conclui que, para mobilizar uma competência para o trabalho em equipe na situação em que ela é requerida, é preciso construir, gerar saberes específicos dessa situação, os quais não podem ser nem previstos, nem prescritos em um contexto escolar. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir com as discussões acerca do desenvolvimento da competência profissional em contexto escolar de educação profissional.
Abstract The objective of this article is to understand how the virtual learning environment Collective Text Editor (ETC) can contribute to allowing students of professional development to develop the competence to work in a team. The study was developed with a base composed of three axes: work, professional development and information and communication technologies. The research is developed through a qualitative approach based on the research strategy of multiple case studies. The sources used were: semi-structured interviews, focus groups and the observation of the actions and records of students in the Editor. The study concludes that, to employ a teamwork competence in a situation in which it is required, it is necessary to generate and build specific knowledge of this situation, which can not be prescribed or provided in a school context. It is hoped that this dissertation can contribute to discussions surrounding the development of professional competences in the school context of professional development.
Contido em Trabalho e educação : revista do NETE. Belo Horizonte. Vol. 20, n. 3 (set./dez. 2011), p. 35-45
Assunto Competência
Editor de texto
Educação profissional
Saber
Tecnologia da informação
Trabalho em equipe
[en] Collective Text Editor
[en] Professional competence
[en] Teamwork; ;
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/104334
Arquivos Descrição Formato
000939446.pdf (75.15Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.