Repositório Digital

A- A A+

Metodologia para design de interfaces digitais para educação

.

Metodologia para design de interfaces digitais para educação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Metodologia para design de interfaces digitais para educação
Outro título Methodology for design of digital interfaces for education
Autor Passos, Paula Caroline Schifino Jardim
Behar, Patrícia Alejandra
Resumo Esta pesquisa apresenta a estruturação de metodologia própria para o design de interfaces de materiais educacionais digitais. A metodologia Interad é proposta com base em pesquisas da área da Educação combinadas a estudos relativos ao design de interação, a arquitetura da informação e ao planejamento visual. Objetiva-se, dessa forma, atender tanto a aspectos educacionais quanto à necessidades técnicas do projeto promovendo a qualidade do produto final. Além da pesquisa bibliográfica dos temas citados, foram ainda levantados dados para a pesquisa por meio de observação participante realizada no Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em situações práticas de projeto. A metodologia foi validada em curso ofertado pela Secretaria de Educação a Distância (SEAD/UFRGS) onde professores da universidade aplicaram-na em seus projetos de recursos digitais, conforme descreve o presente artigo.
Abstract This research presents the methodology structuring proper for design of digital educational materials interfaces. The Interad methodology is proposed based on researches in Education combined with studies on interaction design, information architecture and visual planning. The goal is to meet both the educational aspects regarding the technical needs of the project promoting the quality of the final product. Besides the bibliographical research of the cited themes, were also collected data for research through participant observation conducted in the Center for Digital Technology Applied to Education, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), in practical situations of project. The methodology was validated in a course offered by the Department of Distance Education (SEAD / UFRGS) where university professors have implemented it in their projects of digital resources, as described in this article.
Contido em InfoDesign : Revista Brasileira de Design da Informação. [São Paulo], SBDI. Vol. 9, n. 1 (2012), p. 1-9
Assunto Design
Informática na educação
Interação
[en] Education
[en] Interaction
[en] Interface
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/104335
Arquivos Descrição Formato
000939452.pdf (1.082Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.