Repositório Digital

A- A A+

O gênero feminino e a ascensão aos primeiros níveis gerencias de uma instituição bancária

.

O gênero feminino e a ascensão aos primeiros níveis gerencias de uma instituição bancária

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O gênero feminino e a ascensão aos primeiros níveis gerencias de uma instituição bancária
Autor Souza, Rosana Porto
Orientador Eccel, Cláudia Sirangelo
Data 2014
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia Organizacional.
Assunto Função social
Gênero
Mulheres
Psicologia organizacional
Trabalho bancário
Resumo Este estudo tem a finalidade de explorar a temática da ascensão feminina a cargos gerenciais de primeiro escalão em agências de uma instituição bancária. As produções sobre gênero nas organizações (Belle, 1993; Melo, 2006; Tanure, Neto & Andrade, 2007) apontam para as desigualdades na ascensão profissional de homens e de mulheres. Esta pesquisa, um estudo de caso qualitativo, foi realizada devido a verificação da acentuada diferença de percentual entre as mulheres que entram para trabalhar na instituição, as que estão em cargo de gerência média e as que estão em cargos gerenciais de primeiro escalão, comparado com os percentuais relacionados aos funcionários homens. Verificou-se um reduzido número de inscrições femininas às oportunidades de ascensão aos cargos gerenciais. Para embasar este estudo foram desenvolvidos os temas gênero, divisão sexual do trabalho, o mundo do trabalho e a mulher, o trabalho bancário, o trabalhador executivo, a executiva bancária e a análise dos dados coletados em entrevistas. Foram realizadas 14 entrevistas semiestruturadas com o intuito de explorar o tema questionando sob os aspectos das percepções, motivações, escolhas, expectativas, dificuldades e facilidades encontradas pelas mulheres na ascensão feminina para cargos gerenciais em agências.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/104349
Arquivos Descrição Formato
000940316.pdf (278.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.