Repositório Digital

A- A A+

Em busca de uma “poética política” na cena teatral de rua contemporânea

.

Em busca de uma “poética política” na cena teatral de rua contemporânea

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Em busca de uma “poética política” na cena teatral de rua contemporânea
Autor Mendes, Evelise Felizardo
Orientador Silva, Marta Isaacsson de Souza e
Data 2014
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Assunto Cerimônias
Convívio teatral
Criação teatral
Liminaridade
Teatro contemporâneo
Teatro de rua
Teatro político
[es] El convivio teatral
[es] El teatro callejero
[es] El teatro político
[es] La ceremonia
[es] La creación
[es] La liminalidad
Resumo De caráter empírico, a pesquisa buscou identificar alguns procedimentos cênicos pelos quais a modalidade teatral de rua pudesse reencontrar seu sentido de contestação política no contexto da contemporaneidade. Impulsionada por ideias de expoentes do teatro político do século XX como E. Piscator, B. Brecht, V. Meyerhold e A. Boal, bem como pelo pensamento de artistas brasileiros que hoje fazem a cena teatral de rua, a investigação teve por objetivo discutir a questão, aproximando os desafios de uma prática artística com o pensamento teórico. Desta maneira, ela se desenvolveu por meio do processo de criação do experimento teatral de rua intitulado “A Inauguração”, além do estudo das noções de “liminaridade”, a partir do pensamento de Ileana Diéguez, de “convívio teatral”, segundo Jorge Dubatti, e de “cerimônia”, conforme Jean Duvignaud, a fim de auxiliar na análise de sua repercussão.
Resumen De carácter empírico, la investigación trató de buscar algunos procedimientos escénicos por los cuales la modalidad teatral callejera podría redescobrir su sentido de contestación política en el contexto de la contemporaneidad. Impulsada por ideas de exponentes del teatro político del siglo XX como E. Piscator, B. Brecht, V. Meyerhold y A. Boal, así como por el pensamiento de artistas brasileños que hoy hacen la escena teatral callejera, la investigación tuvo por objetivo debatir el asunto, acercando los desafíos de una práctica artística con el pensamiento teórico. De esta manera, ella se desarrolló por medio del proceso de creación del experimento teatral de calle intitulado “A Inauguração”, además del estudio de las nociones de “liminalidad”, a partir del pensamiento de Ilena Diéguez, del “convivio teatral”, según Jorge Dubatti, y de “ceremonia”, conforme Jean Duvignaud, para ayudar en el análisis de su repercusión.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/104351
Arquivos Descrição Formato
000940332.pdf (10.64Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.