Repositório Digital

A- A A+

Clima familiar e comportamentos agressivos entre pares na infância

.

Clima familiar e comportamentos agressivos entre pares na infância

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Clima familiar e comportamentos agressivos entre pares na infância
Autor Galperim, Fabiana
Orientador Petrucci, Giovanna Wanderley
Data 2014
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia, Ênfase em Avaliação Psicológica.
Assunto Comportamento agressivo
Família
Resumo Este estudo teve como objetivo investigar possíveis relações entre clima familiar e comportamentos agressivos entre pares na infância. A amostra constituiu-se de 85 crianças entre nove e quinze anos, (M=11,06; DP=1,23) de ambos os sexos. Participaram também seus respectivos pais, mães ou responsáveis. Os instrumentos utilizados investigaram comportamentos agressivos entre pares na infância, clima familiar e variáveis sóciodemográficas. As crianças responderam o Questionário de Comportamentos Agressivos e Reativos entre Pares (Q-CARP), composto por 20 itens que se subdividem em duas escalas independentes. A primeira avaliou os comportamentos agressivos físicos e verbais da criança e a segunda investigou as reações das crianças diante do comportamento agressivo de seus pares. Os pais ou responsáveis, responderam o questionário sociodemográfico e o Inventário do Clima Familiar (ICF). Este instrumento avaliou a percepção dos adultos acerca de conflito, hierarquia, apoio e coesão nos relacionamentos intrafamiliares. Os resultados indicaram que existe associação entre as características das relações familiares e os comportamentos agressivos entre pares na escola. Foram encontradas evidências de que os conflitos familiares estão associados positivamente tanto com a emissão de comportamentos agressivos entre pares quanto com a reação internalizada das crianças frente à agressão de seus pares. O fator hierarquia mostrou associação positiva com a reação de busca de apoio, como estratégia utilizada pela criança, para lidar com os comportamentos agressivos dos pares.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/104353
Arquivos Descrição Formato
000940354.pdf (236.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.