Mostrar registro simples

dc.contributor.authorKlein, Carinpt_BR
dc.contributor.authorMeyer, Dagmar Elisabeth Estermannpt_BR
dc.contributor.authorBorges, Zulmira Newlandspt_BR
dc.date.accessioned2014-10-09T02:13:34Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn0100-1574pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/104354pt_BR
dc.description.abstractEste artigo problematiza processos de produção e veiculação de representações de maternidade, tomando por base políticas de inclusão social no Brasil contemporâneo. Ancora-se na noção de “politização do feminino e da maternidade”, que se refere a uma rede discursiva que delineia pedagogias que, ao educarem mulheres como mães, as situam ao lado do Estado, corresponsabilizando-as no enfrentamento de questões estruturais da pobreza, uma vez que são apresentadas como parceiras estratégicas que devem agir de forma decisiva na resolução de problemas sociais mais amplos. Dessa forma, as mulheres-mães são posicionadas em inúmeras políticas de inclusão social como agentes fundamentais para a resolução de problemas sociais.pt_BR
dc.description.abstractThis article discusses the production and diffusion of representations of motherhood, based on social inclusion policies in contemporary Brazil. It is anchored in the notion of “politicization of women and motherhood”, which refers to a discursive network that delineates pedagogies which, while educating women as mothers, place them alongside the State. Thus, they become co-responsible in coping with structural issues of poverty, since they are presented as strategic partners who must act decisively in resolving broader social problems. In this way, women-mothers are positioned in numerous social inclusion policies as key agents for solving social problems.en
dc.description.abstractEste artículo problematiza procesos de producción y vehiculización de representaciones de la maternidad, tomando por base políticas de inclusión social en el Brasil contemporáneo. Se basa en la noción de “politización de lo femenino y de la maternidad” que se refiere a una red discursiva que delinea pedagogías que, al educar mujeres como madres, las sitúan al lado del Estado, corresponsabilizándolas para enfrentar cuestiones estructurales de la pobreza, una vez que son presentadas como aliadas estratégicas que deben actuar de forma decisiva en la resolución de problemas sociales más amplios. De este modo las mujeres-madre son posicionadas en un sinnúmero de políticas de inclusión social como agentes fundamentales para la resolución de problemas sociales.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de pesquisa. São Paulo, SP. Vol. 43, n. 150 (set./fez. 2013), p. 788-811pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrograma Nacional Bolsa Escolapt_BR
dc.subjectPublic policiesen
dc.subjectGender relationshipsen
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectFamilyen
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectMaternityen
dc.subjectMaternidadept_BR
dc.subjectRelaciones de géneroes
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectMaternidades
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titlePolíticas de inclusão social no Brasil contemporâneo e educação da maternidadept_BR
dc.title.alternativeSocial inclusion policies in contemporary Brazil and the education of motherhood en
dc.title.alternativePolíticas de inclusión social en el Brasil contemporáneo y educación de la maternidad es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000938129pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples