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Informação e comunicação em redes de prática como educação permanente : o caso da estação escola GHC do observatório de tecnologias de informação e comunicação em sistemas e serviços de saúde

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Informação e comunicação em redes de prática como educação permanente : o caso da estação escola GHC do observatório de tecnologias de informação e comunicação em sistemas e serviços de saúde

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Título Informação e comunicação em redes de prática como educação permanente : o caso da estação escola GHC do observatório de tecnologias de informação e comunicação em sistemas e serviços de saúde
Outro título Information and communication in practice networks as permanent education : the case of the CHG [GHC] School Station of the Observatory of Information Technology and Communication in Health Services and Systems
Autor Dall'Alba, Rafael
Ferla, Alcindo Antônio
Giora, Jamaira
Possa, Lisiane Bôer
Resumo A complexidade das demandas da área da saúde requer cada vez mais plasticidade no modo de gerir, com abordagens multifacetadas e transdisciplinares. A criação de espaços que promovam o desenvolvimento e analise de informação em saúde é estratégia de inovação, principalmente aqueles que promovem a sistematização do conhecimento no cotidiano. A política nacional na área de informação em saúde viabilizou o surgimento do projeto Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde (OTICS). O apoio às novas formas de gestão em saúde, através do uso da informação para o fortalecimento de práticas em saúde é o foco do OTICS, onde foi criada a Estação Escola Grupo Hospitalar Conceição (EE-GHC). Neste artigo fez-se uma análise descritiva da experiência realizada na parceria entre o OTICS e a Escola GHC, utilizando-se inicialmente uma abordagem conceitual relativa aos desafios da atuação em cenários especializados e de grande complexidade e das potencialidades à inovação do uso da informação e suas tecnologias no cotidiano do trabalho e da gestão em saúde. Duas experiências foram analisadas e colocam em questão a potencialidade de uso da informação no desenvolvimento de tecnologias de vigilância sanitária mais voltadas à ideia da integralidade na saúde: a criação de um programa de educação e promoção em saúde relacionado com eventos toxicológicos (PEPSET) em crianças e outra na construção de sistema de monitoramento e rastreamento de próteses ortopédicas. Quanto ao PEPSET foi implementada uma ação multifocal capacitando agentes comunitários de saúde e demais profissionais da saúde. Como resultado, a ANVISA aprovou a metodologia sendo viável para disseminação da experiência em outras localidades e incentivou o mecanismo de avaliação dessas ações que ainda estão em desenvolvimento. A EE-GHC desde a sua implementação conseguiu não somente potencializar o uso da informação para a qualificação dos serviços hospitalares, mas também produziu espaços de desenvolvimento e analise de projetos contribuindo para a obtenção de dados robustos destinados ao fortalecimento da gestão e da atuação em vigilância sanitária, em rede interinstitucional e voltada à qualidade da atenção aos indivíduos e coletividades. A integralidade, nesse caso, se fortalece com a articulação interinstitucional, com a aproximação de estruturas e práticas da vigilância sanitária e da assistência, na produção de conhecimentos úteis ao cotidiano do trabalho e na prospecção em vigilância sanitária e, sobretudo, no fortalecimento da educação permanente em saúde.
Contido em RECIIS : revista eletrônica de comunicação, informação & inovação em saúde. Vol. 6, n.2 Supl. (2012 ago), 14 p.
Assunto Comunicação em saúde
Educação em saúde
Educação permanente
Informação em saúde
Saúde coletiva
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/104436
Arquivos Descrição Formato
000857837.pdf (147.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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