Repositório Digital

A- A A+

O papel do enfermeiro nos sistemas de triagem em emergências : análise da literatura

.

O papel do enfermeiro nos sistemas de triagem em emergências : análise da literatura

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O papel do enfermeiro nos sistemas de triagem em emergências : análise da literatura
Outro título The nurse's role in emergency triage systems : literature analysis
Autor Duro, Carmen Lúcia Mottin
Lima, Maria Alice Dias da Silva
Resumo Emergências, nacional e internacionalmente, respondem por uma sobrecarga de pacientes, que resulta em superlotação do setor. Nesse cenário, ganham relevância as escalas de triagem, que buscam a organização dos processos de atendimento do paciente na emergência. Este artigo discute o papel do enfermeiro nos sistemas de triagem em emergências de forma contextual e reflexiva. Para essa proposta foi desenvolvida uma análise da literatura sobre escalas de triagem estruturada em emergência hospitalar e da organização do trabalho. O enfermeiro é o profissional que reúne as condições necessárias para a realização das escalas de avaliação e classificação de risco, as quais incluem linguagem clínica orientada para os sinais e sintomas, uma relação empática fundamental para o objetivo do processo de triagem. O cuidado, na lógica do trabalho em saúde, é entendido como produto do encontro entre o usuário que busca atendimento na emergência e o enfermeiro que o atende. Nessa perspectiva, considera-se que o enfermeiro em sua interação com o usuário, produz o cuidado resultante da disputa e da pactuação no espaço de tempo da classificação de risco, com a intenção de dar respostas às demandas do usuário possibilitando a sua entrada no sistema de emergência.
Abstract Emergencies are both nationally and internationally accountable for patient overloads that result in an overcrowding of the sector. In emergency service settings, triage scales are used to organize the processes of patient care. This article discusses the work of nurses in Emergency Triage Systems in a contextual and reflexive way. For this purpose literature analysis on structured triage scales and work organization was developed. The nurse is a professional who meets the conditions necessary for the performance of scales triage, which include language oriented clinical signs and symptoms and empathic relationship to the fundamental aim of the triage process. In the logic of health work, care is understood as a product of the encounter between users seeking emergency care and nurses providing that care. In this perspective, it is considered that nurses, through the interaction with patients, produce the care resulting from the dispute and the pact established in the moment of triage, aiming at meeting the patients’ demands and thus making their inclusion in the emergency system possible.
Contido em Online Brazilian Journal of Nursing [recurso eletrônico]. Rio de Janeiro. Vol. 9, n. 3 (2010), f. 1-13
Assunto Enfermagem em emergência
Enfermeiros : Papel
[en] Emergency medical services
[en] Emergency nursing
[en] Triage
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/104461
Arquivos Descrição Formato
000767702.pdf (228.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.