Repositório Digital

A- A A+

As representações das homossexualidades em anúncios veiculados na televisão brasileira entre os anos de 2008 e 2012

.

As representações das homossexualidades em anúncios veiculados na televisão brasileira entre os anos de 2008 e 2012

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As representações das homossexualidades em anúncios veiculados na televisão brasileira entre os anos de 2008 e 2012
Outro título Homosexualities representations in broadcasting TV advertisements between the years of 2008 and 2012
Autor Rodrigues, André Iribure
Zanin, Veruska Gallina
Resumo Este texto apresenta resultados da pesquisa que tem como referenciais os estudos de gênero e da sexualidade aplicados ao contexto da publicidade brasileira. A temática aborda as representações das homossexualidades em anúncios publicitários televisivos transmitidos na televisão aberta brasileira, entre os anos de 2008 e 2012. Nesse recorte diacrônico, interessa identificar como o texto publicitário irradiado em mídia massiva aborda as homossexualidades, delineando o que vem sendo apresentado através das estratégias utilizadas entre representações estereotipadas e desconstrucionistas. As possibilidades de representações permitem identificar as relações de poder imbricadas nesse tema, as quais também refletem a postura de anunciantes e agências de publicidade.
Abstract This text presents the results of a research which has as referential gender and sexuality studies applied to Brazilian advertising context. The issue approaches the homosexualities representations in TV advertisements presented in Brazilian broadcasting TV, between the years 2008 and 2012. In this diachronic cutting, identifying how the advertising text broadcasted in massive media approaches homosexualities is what interests, outlining what has being presented through the used strategies among stereotyped and deconstructionist representations. Representations possibilities allow identify the power relations tangled with this issue, which also reflect the posture of announcers and advertising agencies.
Contido em Conexão : comunicação e cultura. Caxias do Sul. Vol. 13, n. 25 (jan./jun. 2014), p. 99-119
Assunto Homossexualidade
Propaganda
Publicidade
[en] Advertisement
[en] Gender
[en] Homosexualities
[en] Representations
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/104465
Arquivos Descrição Formato
000922409.pdf (734.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.