Repositório Digital

A- A A+

Autonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes do curso de educação de jovens e adultos

.

Autonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes do curso de educação de jovens e adultos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Autonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes do curso de educação de jovens e adultos
Outro título Autonomy, trajectories and knowledge of workers and students of adults and adolescents education
Autor Corrêa, Ivan Livindo de Senna
Fischer, Maria Clara Bueno
Santos, Juliana Silva dos
Resumo O estudo objetiva analisar a construção da autonomia, as trajetórias de vida e trabalho e também os saberes dos trabalhadores autônomos e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Aplicação da UFRGS. O estudo também procura encontrar pistas do que leva esses sujeitos a retornarem à escola. A coleta de dados foi realizada através de um questionário e uma entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos foram: a) os motivos do retorno à escola são conhecimento, crescimento pessoal e ascensão no emprego; b) a autonomia é relativa às condições de trabalho e a tomada de decisões; c) as trajetórias são fragmentadas, as quais perpassam o trabalho infantil e a exclusão escolar; d)os saberes da experiência constituem-se pela observação e relações cotidianas e pela busca autônoma de informações e conhecimentos.
Abstract This study aims to analyze the construction of autonomy, life trajectories and the work, as well as the knowledge of self-employed workers and students of Adult and Adolescents Education (EJA) of Colégio de Aplicação from UFRGS. The study also tries to find reasons that made these individuals return to school. The data collecting was done through questions and a semi structured interview. The obtained results were: a) the reasons for returning to school were knowledge, personal improvement and job upward; b) the autonomy is relative to work conditions and decision making; c) the trajectories were fragmented throughout child labor and school exclusion; d) the knowledge experience is constituted by the observation, daily relationships and by the autonomously search for information and knowledge.
Contido em Educação (Santa Maria). Santa Maria, RS. Vol. 39, n. 2 (maio/ago. 2014), p. 301-314
Assunto Autonomia
Educação de jovens e adultos
Universidade
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
[en] Adult and adolescents education
[en] Autonomy
[en] Knowledge
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/104476
Arquivos Descrição Formato
000922666.pdf (504.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.