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Viagem de (auto)descobrimento : experiências de mobilidade estudantil de graduação no programa ESCALA/AUGM/UFRGS

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Viagem de (auto)descobrimento : experiências de mobilidade estudantil de graduação no programa ESCALA/AUGM/UFRGS

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Título Viagem de (auto)descobrimento : experiências de mobilidade estudantil de graduação no programa ESCALA/AUGM/UFRGS
Autor Costa, Bianca Silva
Orientador Leite, Denise Balarine Cavalheiro
Data 2014
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Ensino superior
Estudante
Internacionalização da educação
Mobilidade
[en] ESCALA/AUGM program
[en] Graduate student
[en] Internationalization of higher education
[en] Student mobility
[es] ESCALA / programa AUGM
[es] Estudiante grado
[es] Internacionalización de la educación superior
[es] Movilidad estudiantil
Resumo No contexto de Internacionalização da Educação Superior buscou-se analisar as contribuições da mobilidade estudantil para a formação dos estudantes de graduação da UFRGS participantes Programa ESCALA/AUGM e, identificar de que maneira as experiências vividas podem contribuir para ampliar as concepções de América Latina e para a consolidação de um lugar de mobilidade no MERCOSUL. O estudo qualitativo incluiu análise de documentos e entrevistas que possibilitaram a construção de um estudo de caso. Foram analisados documentos e materiais UNESCO, OECD, AUGM, Programa ESCALA/AUGM e Relinter/UFRGS. Os dados sobre expectativas, experiências, dificuldades e reflexões sobre a mobilidade vivenciada pelos estudantes foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas realizadas antes e depois de sua estada no exterior. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo (Roque Moraes) e de prosa (Marli André). O suporte teórico-conceitual privilegiou autores latino-americanos como Axel Didrikson, Walter Mignolo, Nestor Garcia Canclini, Hugo Aboites, Marília Morosini, José Dias Sobrinho e Pedro Goergen e outros, como Boaventura de Sousa Santos, Jane Knight, Catheryne Walsh e Hannah Arendt. Os dados e informações resultantes permitem inferir que tanto as expectativas quanto as contribuições individuais da mobilidade para os estudantes superaram as profissionais e acadêmicas. As experiências vivenciadas fizeram com que eles desenvolvessem um novo olhar sobre si, sobre a universidade e sobre a sociedade. Dentre os principais desafios enfrentados pelos estudantes foram identificados: a falta de domínio da língua espanhola, questões referentes à bolsa de estudos, tais como o baixo valor, atraso no pagamento e insuficientes informações sobre a mesma, bem como sobre os documentos necessários para a mobilidade e sobre o local de residência no país de destino. Considerando que historicamente a América Latina foi e é compreendida dentro de um contexto de subalternidade, os resultados da pesquisa indicam que a mobilidade de estudantes, realizada a partir do Programa ESCALA/AUGM na UFRGS, amplia a formação de graduação contribuindo para criar um novo olhar sobre a América Latina e suas universidades. A mobilidade na região e a opção dos estudantes pela América Latina podem ser compreendidas como uma alternativa que permite dar visibilidade às experiências do Sul, possibilitando uma viagem de (auto)descobrimento de “si” enquanto “ser latino-americano” e de resignificação das concepções sobre educação superior.
Resumen En el contexto de la Internacionalización de la Educación Superior se ha buscado analizar los aportes de la movilidad estudiantil para la formación de estudiantes de posgrado de la UFRGS participantes en el Programa ESCALA/AUGM y identificar cómo las experiencias pueden contribuir a ampliar las concepciones de América Latina y la consolidación de un lugar de la movilidad en el MERCOSUR. El estudio cualitativo incluyó el análisis de documentos y entrevistas que permitieron la construcción de un estudio de caso. Se analizaron los documentos y materiales de la UNESCO, la OCDE, AUGM, Programa ESCALA/AUGM y Relinter/UFRGS. Los datos sobre las expectativas, experiencias y reflexiones sobre las dificultades experimentadas por los estudiantes de movilidad se obtuvieron a través de entrevistas semi-estructuradas antes y después de su estancia en el extranjero. Los datos obtenidos fueron sometidos a análisis de contenido (Roque Moraes) y la prosa (Marli André). El aporte teorético-conceptual ha privilegiado autores latinoamericanos como Axel Didrikson, Walter Mignolo, Néstor García Canclini, Marilia Morosini, José Dias Sobrinho y Peter Goergen y otros, como Boaventura de Sousa Santos, Jane Knight, Catheryne Walsh y Hannah Arendt. De los datos y informaciones resultantes se puede deducir que tanto las expectativas como las contribuciones individuales de movilidad para estudiantes han superado las profesionales y académicos. Las experiencias vividas los llevaran a desarrollar una nueva mirada acerca de sí mismos, de la universidad y de la sociedad. Entre los principales desafíos que enfrentaran los estudiantes, fueron identificados: la falta de dominio del idioma español, cuestiones acerca de la beca, como su bajo valor, la morosidad y la falta de información acerca la misma, así como los documentos necesarios para la movilidad y el lugar de residencia en el país de destino. Mientras que históricamente América Latina fue y es entendido en un contexto de subordinación, los resultados de la encuesta indican que por medio de la movilidad de los estudiantes, que tuvo lugar del ESCALA/Programa de AUGM se amplía la formación de pregrado ayudando a crear una nueva imagen en América Latina y sus universidades. La movilidad en la región y la elección de los estudiantes de toda América Latina se puede entender como una alternativa que permite perfilar las experiencias del Sur, lo que hace posible un viaje de (auto)descubrimiento del "yo" como "ser latinoamericano" y re-encuadre de las concepciones de la educación superior.
Abstract In the context of Internationalization of Higher Education, the aim was to analyze the contributions of student mobility for the training of graduate students from UFRGS participant, ESCALA/AUGM Program, and identify how their experiences can contribute to enlarge the conceptions of Latin America and to consolidate a place of mobility in MERCOSUR. The qualitative study included analysis of documents and interviews enabled the construction of a case study. Documents and materials from UNESCO, OECD, AUGM, ESCALA/AUGM Program and Relinter/UFRGS were analyzed. The data on expectations, experiences, reflections, and difficulties about the mobility experienced by the students were obtained through semi-structured interviews done before and after their stay abroad. The collected data were subjected to content (Roque Moraes) and prose analysis (Marli André). The theoreticalconceptual support privileged Latin American authors like Axel Didrikson, Walter Mignolo, Nestor Garcia Canclini, Marilia Morosini, José Dias Sobrinho and Peter Goergen, and others as Boaventura de Sousa Santos, Jane Knight, Catheryne Walsh, and Hannah Arendt. As a result of the data and information, it can be inferred that both the expectations and the individual contributions of mobility for students exceeded the academic and professional. Their experiences made them develop a new look over themselves, the university, and the society. Among the main challenges faced by students were identified: lack of command of the Spanish language and issues about the scholarship, such as low-value, late payment and insufficient information about it, as well as the required documents for mobility and about the place of residence in the destination country. Considering that historically Latin America was and is understood within a context of subordination, the survey results indicate that the mobility of students, held from ESCALA/AUGM Program, expands the formation of graduation helping to create a new look on Latin America and its universities. The mobility in the region and the students’ choice for Latin America can be understood as an alternative that allows profiling the experiences of the South, enabling a voyage of discovery of "self" as "being Hispanic" and reframing of concepts on higher education.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/104487
Arquivos Descrição Formato
000939824.pdf (1.135Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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