Repositório Digital

A- A A+

A cooperação Sul-Sul como um novo padrão de relações internacionais? : O caso do acordo de cooperação técnica entre UFRGS (Brasil) e Uni-CV (Cabo Verde)

.

A cooperação Sul-Sul como um novo padrão de relações internacionais? : O caso do acordo de cooperação técnica entre UFRGS (Brasil) e Uni-CV (Cabo Verde)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A cooperação Sul-Sul como um novo padrão de relações internacionais? : O caso do acordo de cooperação técnica entre UFRGS (Brasil) e Uni-CV (Cabo Verde)
Autor Ullrich, Danielle Regina
Carrion, Rosinha da Silva Machado
Resumo O tradicional modelo de cooperação internacional Norte-Sul está baseado na visão desenvolvimentista gestada nos países do Norte que controlam o “sistema mundo”. Todavia, ao conquistarem poder econômico, as novas potências emergentes, entre as quais o Brasil, buscam galgar representatividade e poder político na arquitetura do sistema de relações internacionais erigindo, para tal, o modelo de cooperação Sul-Sul, supostamente baseado em relações mais igualitárias e solidárias entre países do Sul. O presente artigo analisa a cooperação Sul-Sul estabelecida entre Brasil e Cabo Verde, em função do Acordo de Cooperação Técnica entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/Brasil) e a Universidade Pública de Cabo Verde (Uni-CV), com vistas à realização do Mestrado em Administração Pública.
Resumen El modelo tradicional de cooperación internacional Norte-Sur se basa en la visión del desarrollo gestado en los países del norte que controlan el "sistema-mundo". Sin embargo, al ganar el poder económico, las potencias emergentes, entre ellos Brasil, suben buscar la representación y el poder político en la arquitectura de las relaciones internacionales del sistema para dicho modelo de cooperación Sur-Sur sobre la base de relaciones supuestamente más igualitarias y la solidaridad entre los países del Sur. Este artículo analiza la cooperación Sur-Sur que se establece entre Brasil y Cabo Verde, de acuerdo con el Acuerdo de Cooperación Técnica entre la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS/Brasil) y Universidad Pública de Cabo Verde (Uni-CV), con miras a la celebración de la Maestría en Administración Pública.
Contido em Revista de Geopolítica. Natal. Vol. 5, n. 1 (jan./jun. 2014), p. 82-98
Assunto Cooperação internacional
Desenvolvimento
Relações internacionais
[es] Cooperación internacional para el desarrollo
[es] Cooperación sur-sur
[es] Relaciones internacionales
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/104543
Arquivos Descrição Formato
000929049.pdf (555.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.