Repositório Digital

A- A A+

O legado de Madame Curie : uma abordagem CTS para o ensino da radioatividade

.

O legado de Madame Curie : uma abordagem CTS para o ensino da radioatividade

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O legado de Madame Curie : uma abordagem CTS para o ensino da radioatividade
Autor Cortez, Jucelino
Orientador Prado, Sandra Denise
Data 2014
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física.
Assunto Ensino de fisica
Radioatividade
Teorias de aprendizagem
Resumo Nesta dissertação relatamos uma experiência de ensino de Radioatividade motivada na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e trabalhada com os estudantes do terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Médio Ponche Verde, em Sertão, Rio Grande do Sul, em 2013. A vida e o legado de Marie Curie foram usados como mote central para uma introdução multidisciplinar ao conteúdo de Radioatividade, que envolveu Biologia, História, Química, Filosofia, Sociologia, Matemática, Medicina, além de Física. O trabalho teve como referencial teórico as teorias sócias construtivistas de Lev Semenovich Vygotsky e de David Ausubel, sendo ainda influenciado pela chamada Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica de Marco Antonio Moreira. Nossa principal meta foi abordar o conteúdo de Radioatividade, de forma abrangente e significativa, dado que esse assunto ou acaba sendo abordado na disciplina de Química ou é uma das opções da disciplina de Física, para a introdução de conteúdos de Física Moderna no terceiro ano. O desenvolvimento do trabalho deu se com o uso de questionários, pesquisas em livros e internet, elaboração de mapas conceituais, aulas expositivas, gravações de vídeos e videoconferência com participação de especialistas.
Abstract In this work we report a teaching experience on Radioactivity motivated by the Science, Technology and Society (STS) framework applied for second level students. Madam Curie's life and legacy has been used as a central point to a multidimensional approach that has involved Biology, History, Chemistry, Philosophy, Sociology, Mathematics and Medicine, besides Physics. This work is based on Vygotsky and Ausubel's theoretical framework and has been also influenced by the socalled 'Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica' by Marco Antonio Moreira. Our main goal has been an abrangent approach given that this subject is either contemplated in Chemistry textbooks or an option for introducing Modern Physics to second level students on their third year. Students have worked with questionnaires, books and internet searching, conceptual maps, lectures and participated in video-conferences with experts from different fields.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/104574
Arquivos Descrição Formato
000940426.pdf (817.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.