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dc.contributor.advisorChaves, Celso Giannetti Loureiropt_BR
dc.contributor.authorVasconcelos, Felipe Mendes dept_BR
dc.date.accessioned2014-10-23T02:15:41Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/104851pt_BR
dc.description.abstractNeste memorial, descrevo o processo de composição de quatro obras produzidas entre 2012 e 2014: Oblação, Dimensões entrelaçadas: cortejo a Walter Smetak, Ezra, e Nalgum lugar nos limites do terceiro céu. Os dois capítulos do memorial seguem um conceito schoenberguiano: a ideia, que não carece de coerência, e sua apresentação coerente. O primeiro capítulo discute a ocorrência da ideia composicional e como esta assume dimensões mais amplas (ideia geral) ou mais pontuais (ideias pontuais), através de um processo de tomada de decisões que leva à materialização da obra. Sugiro cinco tipos de ideias musicais, segundo a forma como surgem: selecionada, transdutora, transformada, solicitada ou procurada. Em relação às dimensões, são descritas decisões que foram tomadas no âmbito da ideia geral (instrumentação, repertório, duração total/ divisão das partes, afeto/ texto/ imagem, ferramentas e estratégias composicionais) e no contexto das ideias locais (orquestração, soluções inspiradas, tempo dramático/ articulação, metáforas semânticas e sinestésicas, manipulação da matéria e engendramento de materiais). No segundo capítulo, as obras incluídas neste memorial são investigadas quanto à sua apresentação. Nelas, ressalto dois caminhos de composição: um percurso linear, que abrange processos composicionais que se sucedem da concepção à conclusão da peça; e um percurso não-linear que consiste em composição de ilhas passíveis de se integrarem a um todo.pt_BR
dc.description.abstractThis paper describes the process of composition of four works composed between 2012 and 2014: Oblação, Dimensões entrelaçadas: cortejo a Walter Smetak, Ezra, and Nalgum lugar nos limites do terceiro céu. It is divided into two chapters, according to the Schoenbergian concept that states how the idea does not need coherence, and how it acquires coherence throughout the compositional process. Chapter 1 focuses on five usual ways by which a musical idea is engendered: selection, transduction, transformation, solicitation, and search. It highlights also the dimensions of an idea both in general topics of composition (instrumentation, repertoire, duration/parts, affection/text/image, tools and compositional strategies) and also in local topics (orchestration, inspired solutions, dramatic time/articulation, semantic and synesthetic metaphors, materials manipulation and engendering). Chapter 2 focuses on an investigation of four works. This investigation stresses their linear compositional strategy, with a clear chronological path from the conception of the work to its conclusion, and their non-linear compositional strategy, through the composition of musical “isles” that may become part of a larger work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComposição musicalpt_BR
dc.subjectCriação musicalpt_BR
dc.subjectAnálise musicalpt_BR
dc.titlePercurso de criação musical : da concepção ás coerênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000941698pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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