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dc.contributor.advisorAlmeida, Maria Janilce Bosquirolipt_BR
dc.contributor.authorBaltar, Marcia Garciapt_BR
dc.date.accessioned2007-08-25T05:12:04Zpt_BR
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/10490pt_BR
dc.description.abstractUm dos atrativos do comércio eletrônico é a facilidade em novas formas de atingir e se comunicar com os consumidores como, por exemplo, propaganda, marketing, compras e serviços on-line. As empresas entendem que, para entrar no mercado, é necessária a criação de um site para a comercialização de seus produtos via rede. Desta forma, deve-se optar por uma das inúmeras ferramentas existentes no mercado. Este trabalho integra um projeto denominado Comércio Eletrônico, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dentro do projeto em questão, foi desenvolvido um framework denominado SET-F, cujo objetivo é garantir que o processo de desenvolvimento de aplicações compatíveis com o SET seja simplificado. Durante o desenvolvimento do SET-F, surgiu a necessidade de se criar uma interface para a administração, gerenciamento e criação de lojas virtuais. Desta forma, surgiu a idéia de propor um ambiente de especificação para aplicações destinadas ao comércio eletrônico, que interagisse com o método de pagamento on-line, proposto pelo framework SET-F. Inicialmente, foi realizado um estudo entre consumidores e empresários da região sul do Rio Grande do Sul, para que houvesse uma maior compreensão da Internet como um canal de compras eletrônicas. Neste estudo, foram apontados fatores que motivam o consumidor a realizar compras on-line, situações atuais, problemas e necessidades encontradas por empresários de pequeno e médio porte. Em um segundo momento, apresenta-se uma análise de algumas das ferramentas existentes no mercado, que podem ser divididas em dois grupos − ferramentas comerciais e ferramentas de domínio público −, mas nenhuma delas se mostra adequada quando se trata de pequenas ou médias empresas. As ferramentas comerciais, apesar de serem eficientes e completas, apresentam custos muito elevados, o que, na maioria das vezes, torna-as não disponíveis às empresas. Já as ferramentas de domínio público não se preocupam com todos os aspectos que uma transação de comércio eletrônico necessita. Desta forma, as deficiências encontradas nestas ferramentas também as tornam inadequadas a esse tipo de empresa. O intuito desta análise é comparar estes dois grupos de ferramentas, para assim verificar suas instalações, interfaces, custo, formas de pagamento, tipos de banco de dados, padrões de segurança, enfim, características para subsidiar a proposta do ambiente. Também foram pesquisados aspectos de segurança, como o padrão SET e o protocolo SSL, a fim de serem utilizados para garantir a segurança dos dados transmitidos pela rede, proporcionando uma maior integridade a estes dados. Afinal, o fator segurança é um dos principais fatores que desmotiva o usuário a realizar compras eletrônicas. O desenvolvimento do ambiente proposto denominado CompraNet, visa não só a complementar parte de um projeto (SET-F), mas também, propor uma solução de comércio eletrônico amigável e de baixo custo para o usuário final.pt_BR
dc.description.abstractOne of the greatest features of e-commerce is the possibility of new forms to reach and communicate with clients. Just to cite some, advertising, marketing, purchase and online services can be examples of these new forms. Enterprises see that it is necessary the construction of a site to sell their products online – in order to hold and keep their share in the market. This work is part of project called “E-Commerce”, which has been carried out in the Federal University of Rio Grande do Sul – UFRGS. In this project, a framework named SET-F has been developed and its aim is to guarantee that the process of development of compatible applications with the SET be simplified. During the SET-F development, the need to create an interface to manage and build virtual stores has emerged. Based on that, the idea of proposing a specification environment to e-commerce applications has arised. Such environment was supposed to interact with the method of online payment, which was proposed by the SET-F framework. Firstly, a study including consumers and enterpreneurs from the south region of Rio Grande do Sul was carried out, so that there would be a clear comprehension about the Internet as a possibility to e-business. In this study, factors that motivate consumers to buy online, real situations, problems and needs that small and medium enterpreneurs usually face have been pointed out. Secondly, an analysis on some tools available in the market nowadays is presented. Those tools can be divided into two groups – commercial softwares and public domain softwares and/or free softwares – , but none of these tools seems to be suitable to small and medium enterprises. Although commercial softwares are effective and comprehensive, they are too expensive. And since cost is usually a limiting factor, such tools are not available to most enterprises. On the other hand, public domain and/or free softwares – which have no or low costs – do not embrace all and every feature that e-commerce requires. So, both tools have drawbacks that make them inadequate to this kind of enterprise. The aim of this analysis is to compare these two groups of tools (softwares), so that we can check their installations, interfaces, costs, payment possibilities, kinds of database, security standards and other features to base the environment proposal. Besides, that research has been developed on security aspects, such as the SET standard and the SSL protocol. This way, these aspects might be used to guarantee security on data sent through the Web, since, the lack of security is one of the most important factors that demotivates the user to buy online. The development of the proposed environment called CompraNet aims at not only complementing part of the project SET-F, but also at proposing a friendly and lowcost e-commerce solution to end users.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectInterneten
dc.subjectE-Commerceen
dc.subjectRedes : Computadorespt_BR
dc.subjectToolsen
dc.subjectNegocios : Internetpt_BR
dc.titleUm Ambiente de especificação para aplicações destinadas ao comércio eletrônicopt_BR
dc.title.alternativeAn environment of specification for applications destined to the e-commerce (electronic commerce) en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000317281pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Computaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2001pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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