Repositório Digital

A- A A+

Concepções de tutores de sede de um curso de pedagogia na modalidade a distância acerca do conceito de interdisciplinaridade

.

Concepções de tutores de sede de um curso de pedagogia na modalidade a distância acerca do conceito de interdisciplinaridade

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Concepções de tutores de sede de um curso de pedagogia na modalidade a distância acerca do conceito de interdisciplinaridade
Outro título Conceptions de tuteurs du siège d'un cours de pédagogie à distance sur le concept de l'interdisciplinarité
Autor Charczuk, Simone Bicca
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
Resumo Visando a contribuir com as discussões acerca dos temas tutoria em EaD e interdisciplinaridade, a partir da perspectiva piagetiana, investigamos quais são as concepções de interdisciplinaridade expressas por tutores de sede de um curso de pedagogia na modalidade a distância que atuaram em interdisciplinas que diferiram da sua área de formação inicial. Para tanto, realizamos um estudo de caso exploratório com 11 tutores de sede que responderam um questionário enviado por e-mail. As respostas foram analisadas a partir da análise de conteúdo. As concepções de interdisciplinaridade, expressas pelos tutores, aproximaram-se do conceito piagetiano de multidisciplinaridade, embora alguns tutores tenham expressado concepções afins ao conceito de interdisciplinaridade. Este trabalho demonstra uma aproximação inicial com os temas e ressalta a relevância dos mesmos para o contexto educativo.
Résumé Visant à contribuer a des discussions sur les sujets tutorat dans l'éducation à distance et l'interdisciplinarité dans la perspective piagétienne, nous examinons quelles sont les concepts d'interdisciplinarité exprimées par les tuteurs du siège d'un cours de pédagogie à distance qui ont agi en interdisciplines qui diffèrent de son domaine de formation initiale. Ainsi, nous avons effectué une étude de cas exploratoire avec 11 tuteurs qui ont répondu à un questionnaire envoyé par e-mail. Les réponses ont été analysées à partir de l'analyse de contenu. Les conceptions de l'interdisciplinarité exprimées par les tuteurs abordent la notion piagétienne de la multidisciplinarité, même si certains sujets ont exprimé des point de vues analogues à la notion d'interdisciplinarité. Ce travail démontre une première approche des ces thèmes et souligne son pertinence pour le contexte éducatif.
Contido em Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas. Marília, SP. Vol. 2, n.4 (ago./dez. 2009), p. 168-180
Assunto Curso de Pedagogia
Ensino à distância
Interdisciplinaridade
Tutoria
[fr] Education à distance
[fr] Interdisciplinarité
[fr] Tutorat
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/104922
Arquivos Descrição Formato
000785576.pdf (284.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.