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Micropolítica escolar e o trabalho docente em educação física : negociações, acordos e concessões

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Micropolítica escolar e o trabalho docente em educação física : negociações, acordos e concessões

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Título Micropolítica escolar e o trabalho docente em educação física : negociações, acordos e concessões
Autor Borba, Jônatas da Costa Brasil de
Wittizorecki, Elisandro Schultz
Resumo O presente artigo apresenta uma pesquisa realizada em 2013, que investigou a micropolítica escolar e o trabalho docente em Educação Física em duas escolas públicas na cidade de Porto Alegre/RS. Caracteriza-se por um estudo qualitativo e descritivo. Aprendemos com nossos achados que a escola constitui-se um ambiente fértil em relações interpessoais imersas em negociações, sendo este o objeto que nos propomos identificar e descrever. Entendemos que os elementos micropolíticos são comuns aos diferentes ambientes escolares, contudo as estratégias dos sujeitos diante das situações são diferentes. Portanto, a micropolítica, que configura o cenário escolar, representa influência decisiva ao trabalho docente.
Abstract The present article presents a study made in 2013, which investigated the educational micropolitics and the teaching in Physical Education in two public schools in Porto Alegre/RS. Characterized for a qualitative and descriptive study. We learned through our findings that the school constitutes in a fertile environment in interpersonal relationships immersed in negotiations, being this the point that we propose to identify and describe. We understand the micropolitical elements are common to the different educational environments, however the strategies of the subjects before the situations are different. Therefore, the micropolitical, which configures the educational setting, represents influence to the teaching.
Resumen Este artículo presenta los resultados de un estudio realizado en 2013, que investigó la micropolítica de la escuela y la enseñanza de la Educación Física en dos escuelas públicas de Porto Alegre/RS. Se caracteriza por un estudio cualitativo y descriptivo. Hemos aprendido de nuestros resultados que la escuela constituye un terreno fértil en las relaciones interpersonales inmersas en negociaciones y es este el objeto que nos proponemos identificar y describir. Entendemos que los elementos micropolíticos son comunes a los entornos escolares diferentes, sin embargo, las estrategias de los sujetos antes de las situaciones son diferentes. Por lo tanto, la micropolítica, que se establece en el ámbito escolar, influye con fuerza en la enseñanza.
Contido em Revista Didática Sistêmica. Rio Grande: Universidade Federal do Rio Grande, 2013. Edição Especial (2013), p. 55-68
Assunto Docência
Educação física escolar
Professor : Formação
[en] Micropolitics of the school
[en] Physical education
[en] Teaching
[es] Educación Física
[es] Enseñanza
[es] Micropolítica de La escuela
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/104941
Arquivos Descrição Formato
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