Repositório Digital

A- A A+

Ensino de laboratório em uma disciplina de física básica voltada para cursos de engenharias : análises e perspectivas

.

Ensino de laboratório em uma disciplina de física básica voltada para cursos de engenharias : análises e perspectivas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ensino de laboratório em uma disciplina de física básica voltada para cursos de engenharias : análises e perspectivas
Outro título Laboratory teaching in a discipline of basic physics oriented to engineering courses : analysis and perspectives
Autor Massoni, Neusa Teresinha
Resumo Este trabalho tem o objetivo de apresentar resultados de uma investigação sobre os efeitos e o papel de atividades de laboratório na aprendizagem da Física a partir da perspectiva dos próprios estudantes de cursos de Engenharias. Os estudos partiram de uma hipótese inicial de pesquisa que considerou a possibilidade de esses estudantes perceberem a Física, em especial as atividades práticas, de um viés menos teórico e mais voltado à aplicabilidade dos princípios, leis e teorias físicas. Os resultados indicaram que a hipótese de trabalho se confirma em boa medida e que a introdução de uma proposta de trabalho para as aulas experimentais baseada em situação-desafio se mostrou mais efetiva e ofereceu vantagens didáticas e epistêmicas.
Abstract This work aims to present the results of a research about the effects and the role of laboratory activities in Physics learning from the Engineering courses students’ perspective. The studies started from an initial research hypothesis which considered the possibility to these students understand Physics, in special the practical activities, a bias less theoretical and more focused on the applicability of the principles, the laws and the Physics theories. The results showed the working hypothesis was largely confirmed and the introduction of a working proposal in experimental classes, based on problems-challenges showed more effective and offered didactics and epistemic advantages.
Contido em Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 31, n. 2 (ago. 2014), p. 258-288
Assunto Ensino de fisica
Ensino e aprendizagem
Experiências de laboratório
[en] Engineering teaching
[en] Laboratory activities
[en] Physics teaching
[en] Problems-challenges
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/104951
Arquivos Descrição Formato
000931656.pdf (1.240Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.