Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.date.accessioned2014-10-25T02:14:56Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1677-2334pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/104951pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem o objetivo de apresentar resultados de uma investigação sobre os efeitos e o papel de atividades de laboratório na aprendizagem da Física a partir da perspectiva dos próprios estudantes de cursos de Engenharias. Os estudos partiram de uma hipótese inicial de pesquisa que considerou a possibilidade de esses estudantes perceberem a Física, em especial as atividades práticas, de um viés menos teórico e mais voltado à aplicabilidade dos princípios, leis e teorias físicas. Os resultados indicaram que a hipótese de trabalho se confirma em boa medida e que a introdução de uma proposta de trabalho para as aulas experimentais baseada em situação-desafio se mostrou mais efetiva e ofereceu vantagens didáticas e epistêmicas.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to present the results of a research about the effects and the role of laboratory activities in Physics learning from the Engineering courses students’ perspective. The studies started from an initial research hypothesis which considered the possibility to these students understand Physics, in special the practical activities, a bias less theoretical and more focused on the applicability of the principles, the laws and the Physics theories. The results showed the working hypothesis was largely confirmed and the introduction of a working proposal in experimental classes, based on problems-challenges showed more effective and offered didactics and epistemic advantages.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 31, n. 2 (ago. 2014), p. 258-288pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLaboratory activitiesen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectExperiências de laboratóriopt_BR
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectEngineering teachingen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectProblems-challengesen
dc.titleEnsino de laboratório em uma disciplina de física básica voltada para cursos de engenharias : análises e perspectivaspt_BR
dc.title.alternativeLaboratory teaching in a discipline of basic physics oriented to engineering courses : analysis and perspectivesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000931656pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples