Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Silvanapt_BR
dc.contributor.authorFlores, Valdir do Nascimentopt_BR
dc.date.accessioned2014-10-25T02:14:59Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1415-1928pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/104954pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma discussão sobre a instrução em ambiente técnico e educacional. Em nossa breve revisão teórica, observamos que instrução tem definições diferentes para os Estudos Cognitivos, para a Linguística do Texto e para Projetos de Escrita Criativa. O principal objetivo é problematizar a noção de instrução em uma situação de escrita autoral. Para tal objetivo, apresentamos a fundamentação teórica da Linguística da Enunciação (BENVENISTE, 1988, 1989), em especial as noções de sujeito e correlatas, tempo e processo de enunciação. Analisamos algumas instruções em uma situação de orientação de artigo de conclusão de curso de Especialização em Linguagem e concluímos que a instrução bem sucedida é aquela que permite ao aluno novas interlocuções.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a discussion on instruction in technical and educational environments. In our brief review it is observed that instruction has got different definitions to Cognitive Studies, to Text Linguistics, and to Writing Creative Programs. The main objective is to discuss the notion of instruction in a situation of authorship writing. To achieve this objective, we present a theoretical approach of Enunciation Linguistics (BENVENISTE, 1988, 1989), especially the notions of subject and others, such as time and process of enunciation. We analyze some instructions given during orientation sessions of how to write the final paper of a Specialization Course in Languages, and conclude that a well achieved instruction is the one that allows students to have new dialogues.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLinguagem & ensino. Pelotas, RS. Vol. 15, n. 2 (jul./dez. 2012), f. 457-486pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInstructionen
dc.subjectReescritapt_BR
dc.subjectRewritingen
dc.subjectLingüística da enunciaçãopt_BR
dc.subjectEnunciationen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTimeen
dc.titleA reescrita no contratempo : tempo de reconhecer a instrução, tempo de compreender a ação, tempo de apropriar-se da interlocuçãopt_BR
dc.title.alternativeRewriting in the counterpoint : time to recognize instruction, time to comprehend action, time to appropriate oneself of interlocutionen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000939209pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples