Repositório Digital

A- A A+

A inovação pela diversificação : o caso da Estância Guatambu

.

A inovação pela diversificação : o caso da Estância Guatambu

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A inovação pela diversificação : o caso da Estância Guatambu
Outro título Innovation by diversification : the Guatambu Farm case
Autor Behr, Ariel
Farias, Everton da Silveira
Andriotti, Fernando Kuhn
Eggers, Ismael
Simões, Rolf Ezequiel de Oliveira
Barcellos, Marcia Dutra de
Resumo A inovação e o desenvolvimento tecnológico têm trazido uma série de avanços para as empresas e para a sociedade em geral. Embora o setor vitivinícola seja classificado como um setor de baixa tecnologia, nas últimas décadas, houve um aumento nas atividades de pesquisa e desenvolvimento por parte dos produtores, o que permitiu a reconfiguração do cenário global de vinhos. Assim, este artigo trata da capacidade de uma fazenda, a Estância Guatambu, de Dom Pedrito, Região da Campanha Gaúcha, de ultrapassar a fronteira da pecuária com sua criação de gados e produção genética para se tornar, também, uma vinícola respeitada e reconhecida pela excelente qualidade dos seus vinhos. Foi realizada uma pesquisa exploratória por meio da aplicação de um questionário que buscou avaliar as dimensões: Método, Ambiente, Pessoas, Estratégia e Liderança; com foco nos resultados gerados pela empresa que busca uma gestão estratégica da inovação. No caso da Estância Guatambu, este resultado é alcançado por meio de uma gestão familiar qualificada, da aplicação de conceitos de inovação, do contato e da sinergia com o meio acadêmico e da busca por um desenvolvimento sustentável do ambiente da fazenda e seu entorno.
Abstract Innovation and technological development have brought a number of advances to firms and society in general. Although the wine industry is classified as a low-tech industry, in the last decades there was an increase in research and development performed by producers, allowing the reconfiguration of the global wine scenario. Therefore, this paper discusses the ability of a farm in Rio Grande do Sul in South of Brazil called Guatambu, to go beyond their usual ranching activities such as livestock and genetic development to become also a winery respected and recognized for the excellent quality of their wines. An exploratory research was conducted through a questionnaire that sought to assess the dimensions: Method, Environment, People, Strategy and Leadership; focusing on the results generated by the companies who seek a strategic innovation management. In the case of Guatambu, this achievement is reached by a qualified family management, the application of concepts of innovation, synergy and contact with the academic world and the search for a sustainable development of the environment of the farm and surroundings.
Contido em ReA UFSM : Revista de Administração da UFSM. Santa Maria, RS. Vol. 7, ed. esp., (set. 2014), p. 7-23
Assunto Gestão
Inovação tecnológica
Sustentabilidade
Vinicola
[en] Innovation
[en] Management
[en] Sustainability
[en] Winery
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/104987
Arquivos Descrição Formato
000940147.pdf (271.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.