Repositório Digital

A- A A+

Interdisciplinaridade na educação a distância : uma leitura a partir da epistemologia genética

.

Interdisciplinaridade na educação a distância : uma leitura a partir da epistemologia genética

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Interdisciplinaridade na educação a distância : uma leitura a partir da epistemologia genética
Outro título L’interdisciplinarité dans l’éducation a distance : une lecture de l’épistémologie génétique
Autor Charczuk, Simone Bicca
Aragón, Rosane
Resumo Considerando a interface das temáticas interdisciplinaridade e educação a distância, neste trabalho realizamos a análise do projeto político pedagógico (PPP) de um curso a distância, com o objetivo de investigar como a interdisciplinaridade é proposta no mesmo. Para tanto, valemo-nos da abordagem conceitual oferecida pela epistemologia genética acerca do conceito de interdisciplinaridade. Como metodologia de escolha optamos pela pesquisa documental, elegendo como documentos de análise o projeto do curso utilizado para o seu cadastramento junto ao Ministério da Educação, bem como o Guia do Professor, o qual continha o PPP do curso e era entregue a todos os docentes que nele atuaram. A análise demonstrou que o PPP previa a articulação dos componentes curriculares para além da divisão em disciplinas fechadas e a participa-ção de vários profissionais de diversas áreas no compartilhamento das interdisciplinas e elaboração das atividades. Tais elementos aproximam-se das ideias expressas por Piaget sobre a interdisciplinaridade como assimilação recíproca/relação entre discipli-nas e como possibilidade de múltiplas conexões entre disciplinas promovida pela aber-tura para a livre passagem de uma matéria a outra. Considera-se que os conhecimentos construídos neste trabalho contribuem para refletir não só sobre a proposta do curso analisado, mas também fornecem subsídios para pensar a implementação de projetos interdisciplinares na EaD.
Résumé Considérant l’interface de thèmes interdisciplinarité et éducation a distance, dans cet article nous analysons le projet politique pédagogique (PPP) d’un cours de formation à distance visant à étudier comment l`interdisciplinarité est proposé dans ce projet. À cette fin, nous utilisons l'approche conceptuelle proposée par l'épistémologie génétique sur le concept d'interdisciplinarité. Sur le plan méthodologique, nous avons choisi la recherche documentaire pour analyser le projet du cours et le guide de l’enseignant. L'analyse a montré que le PPP fourni l'articulation des composantes du programme d'études au-delà de la division en disciplines fermés et la participation de plusieurs professionnels de différents domaines de interdisciplines partages et développement des activités. Ces éléments sont similaires aux idées exprimées par Piaget sur l'interdisciplinarité comme une assimilation réciproque / relation entre les disciplines et que la possibilité de connexions multiples entre les disciplines encouragées par l'ouverture sur le libre passage de la matière à l'autre. Il est considéré que les connaissances construites dans cet article contribuent non seulement à réfléchir sur la proposition du cours examiné, mais également fournir des indications à considérer la mise en oeuvre de projets interdisciplinaires dans l’éducation à distance.
Contido em Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas. Marília, SP. Vol. 5, n.2 (ago./dez. 2013), p. 103-129
Assunto Ensino à distância
Interdisciplinaridade
[fr] Éducation a distance
[fr] Interdisciplinarité
[fr] Projet politique pédagogique
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/104997
Arquivos Descrição Formato
000914337.pdf (371.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.