Repositório Digital

A- A A+

Fatores que influenciam a criatividade nas organizações : um estudo exploratório em empresas brasileiras

.

Fatores que influenciam a criatividade nas organizações : um estudo exploratório em empresas brasileiras

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Fatores que influenciam a criatividade nas organizações : um estudo exploratório em empresas brasileiras
Autor Kunrath, Sandra Elisa
Orientador Paula, Istefani Carísio de
Data 2014
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Ambiente organizacional
Criatividade
Cultura organizacional
[en] Creativity
[en] Group level
[en] Individual level
[en] Organizational creativity
[en] Organizational level
Resumo No ambiente organizacional, o fenômeno criatividade é resultado da interação de fato-res. Cultura organizacional, disponibilidade de recursos, expertise, liderança, motivação, estratégia, formação de grupos, são exemplos de fatores que exercem influência sobre a criatividade nas organizações. Este trabalho teve por objetivo identificar e organizar nos níveis de indivíduo, de grupo e organizacional os fatores que exercem influência sobre a criatividade no ambiente das organizações. O presente estudo foi elaborado com caráter exploratório e pretendeu ampliar o entendimento do fenômeno criatividade em empresas brasileiras. Os fatores foram identificados a partir de revisão de literatura e questionados por meio de ferramenta quantitativa a fim de coletar a experiência e opinião de profissi-onais de organizações brasileiras reconhecidas por sua capacidade inovadora. O estudo de campo realizado confirmou a importância de cada um dos fatores o que permitiu a construção de um conjunto coerente de fatores que influenciam a criatividade no ambi-ente das organizações. Demonstrou-se ainda por meio dos resultados obtidos, que, con-forme a organização, podem ocorrer ênfase em alguns fatores e redução da importância de outros. Desta forma, considera-se que a consolidação dos fatores em uma estrutura possibilita a elaboração de ações com objetivo de desenvolver e incrementar o potencial criativo das empresas.
Abstract Creativity, within the organization environment, is a result from the interaction of sev-eral factors such as organizational culture, resources availability, expertise, leadership, motivation, strategy and group formation. This work did aim to identify and organize these factors in individual, group and organization levels. It was conducted as an ex-ploratory study intending to boost organizational creativity understanding in Brazilian companies. Factors identified in the literature were checked against Brazilian innovation professionals of well-known organizations through quantitative interviews. The research data did corroborate the factor’s importance making possible to build a structure of the factors that influence creativity in organizational context. The results have also demon-strated that there is alternation of importance of these factors according to the organiza-tion profile. As a result is possible to say that having a factor’s structure enable organi-zations to improve their creative potential.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/105018
Arquivos Descrição Formato
000938435.pdf (1.205Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.