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Gestão estratégica da sustentabilidade em cadeias de suprimentos : um estudo multicasos

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Gestão estratégica da sustentabilidade em cadeias de suprimentos : um estudo multicasos

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Título Gestão estratégica da sustentabilidade em cadeias de suprimentos : um estudo multicasos
Autor Neutzling, Daiane Mülling
Orientador Nascimento, Luis Felipe Machado do
Data 2014
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Cadeia de suprimentos
Gestão estratégica
Sustentabilidade
[en] Strategic integration
[en] Supply chain management
[en] Sustainability management
Resumo A Gestão Sustentável da Cadeia de Suprimentos (GCCS) é uma nova orientação das organizações que, através da integração de estratégias de suprimentos e sustentabilidade nas estratégias corporativas gerais, buscam maior competitividade. O objetivo da GSCS é a identificação de ameaças e oportunidades no mercado de suprimentos, sendo que a gestão estratégica da cadeia voltada à sustentabilidade estaria ligada a uma perspectiva de mudanças de processos, adequações legais e de fortalecimento das relações na cadeia, visando o compartilhamento de recompensas e riscos. No Brasil, o estudo de cadeias de suprimentos sustentáveis são ainda iniciais, mas começam a despertar o interesse de pesquisadores acadêmicos, bem como de empresas que buscam se antecipar às concorrentes e atuar de forma competitiva e responsável no mercado. O objetivo desta tese foi de analisar como se dá a integração da gestão estratégica da sustentabilidade em cadeias de suprimentos. O foco teórico deste estudo se situou na análise de cadeias de suprimentos com orientação para a sustentabilidade, principalmente, no que se refere à integração ao longo da cadeia. Para isso desenvolveu-se um modelo conceitual para análise dos relacionamentos e da integração de empresas focais e seus fornecedores e clientes. Para atingir aos objetivos propostos aplicou-se a metodologia do estudo de múltiplos casos. Foram entrevistados, portanto, representantes de empresas focais, fornecedores e clientes contemplando as cadeias de suprimentos da Braskem e da Mercur. Os resultados mostram distintas configurações estratégicas para se gerenciar a sustentabilidade nas cadeias de suprimentos. A Braskem segue uma orientação voltada ao desenvolvimento de produtos sustentáveis, com a produção do plástico verde. Já a Mercur desenvolveu uma gestão distinta internalizando os preceitos da sustentabilidade em todo o seu modelo de negócios e aplicada à sua cadeia, especialmente, aos fornecedores diretos. Já por parte da Braskem com relação aos seus fornecedores o relacionamento é permeado pelas certificações e código de conduta. Talvez por pertencer a um setor onde seus fornecedores são maiores do que a própria organização, o foco das estratégias da Braskem é voltado para seus clientes. A empresa possui relacionamentos mais cooperativos com seus clientes e busca desenvolver o conceito de sustentabilidade de seu produto com clientes e consumidores finais da sua cadeia de produção. Por sua vez, a Mercur vem desenvolvendo relacionamentos pautados na colaboração e desenvolvimento conjunto de projetos e ações específicas com seus fornecedores, visando melhorar a sustentabilidade de processos e produtos. No elo dos clientes o que existem são iniciativas isoladas com relação à gestão da sustentabilidade. Desta forma, os casos apresentados configuram-se como exemplos das duas linhas estratégicas propostas por Seuring e Müller (2008a), possuindo suas similaridades e também peculiaridades com relação à integração estratégica de cada empresa focal nas suas cadeias de suprimentos. Um resultado interessante da pesquisa se refere aos direcionadores da sustentabilidade, ou seja, influências e motivações para que empresas desenvolvam estratégias de sustentabilidade aplicadas às suas cadeias de suprimentos. Enquanto a literatura da área postula que pressões externas são mais determinantes para a mudança, constatou-se na pesquisa que a orientação pessoal e interna pode ser um direcionador forte e determinante para o desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade aplicadas internamente às empresas, assim como às suas cadeias de suprimentos.
Abstract The Sustainable Supply Chain Management concept (SSCM) is considered the new guide for organizations that seek greater competitiveness by integrating supply strategies and sustainability into general corporate strategies. Aiming to identify threats and opportunities in the supply chain, the strategic sustainable supply chain management focuses on the perspective of changing processes, legal adjustments and the strengthening of relationships along the chain, in order to share rewards and risks. In Brazil, studies in the field are still preliminary but academic researchers have been interested on the topic as well as companies that seek to anticipate to competitors by acting in a more responsible and sustainable manner. The main objective of this PhD dissertation was to analyze how the sustainable strategies can be integrated in supply chain management. The theoretical background was developed on the traditional supply chain concept and the integration of a sustainability orientation along the chain. A conceptual model was developed to analyze the relationships and integration of focal companies and their suppliers and clients. On the methodological perspective we applied the method of multiple case studies. We have investigated representatives of two Brazilian focal companies (Braskem and Mercur) as well as their suppliers and customers. The main findings indicate the existence of distinct strategic configurations to manage sustainability in the supply chains. Braskem is orienting its strategies for develop sustainable products with the ―green plastic‖ made by sugar-cane In turn, Mercur has internalized sustainable values throughout its business model and applied to its entire supply chain, particularly to first-tier suppliers. The relationship with Braskem‘s suppliers is established based on codes of conduct and standards requirements. The company‘s suppliers for the ―green plastic‖ belong to the sector of sugar-cane and ethanol and are big players and stronger even than Braskem. The focus of Braskem‘s strategies is on the clients‘ side developing cooperative relationships and seeking to develop a sustainability orientation so that end users and customers can recognize it in the products. Regarding Mercur the relationship with suppliers is guided on collaboration and cooperative development of projects and specific actions based on a sustainability orientation in processes and products. In relation to the clients there is still a lack of integration with isolated initiatives concerning sustainability management. The supply chains investigated are considered examples of the two strategic dimensions proposed by Seuring and Müller, both have similarities and peculiarities regarding the strategic integration of each focal firm in their supply chain. An outstanding result of this research refers to the drivers of sustainability, i.e, influences and motivations for companies to develop sustainable strategies applied to their supply chains. While previous researches postulate that external pressures are more decisive for the change, it was found that the internal orientation may be a strong and crucial driver for the development of sustainable strategies applied along the focal companies supply chains.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/105022
Arquivos Descrição Formato
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