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Um estudo sobre mudanças de concepções de estudantes de pós-graduação sobre o processo de ensino/aprendizagem a partir de uma atividade reflexiva curricular

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Um estudo sobre mudanças de concepções de estudantes de pós-graduação sobre o processo de ensino/aprendizagem a partir de uma atividade reflexiva curricular

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Título Um estudo sobre mudanças de concepções de estudantes de pós-graduação sobre o processo de ensino/aprendizagem a partir de uma atividade reflexiva curricular
Autor D'Ávila, Paulo Gilberto Simões
Orientador Wannmacher, Clovis Milton Duval
Co-orientador Del Pino, Jose Claudio
Data 2013
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Assunto Avaliação educacional
Ensino de ciências
Formação de professores
Metodologia do ensino
Pós-Graduação
Resumo Os cursos de mestrado e doutorado procuram formar pesquisadores nas diversas áreas do conhecimento. No entanto, não estão geralmente voltados à formação do professor universitário, em seu sentido amplo, uma vez que o concebemos atento não só aos conteúdos de sua disciplina, como à formação do cidadão, do profissional que está a formar, numa visão ampla dos aspectos sociais, éticos, políticos do meio em que está inserido. Neste sentido, os cursos de pós-graduação, à medida que destinados à formação para a docência universitária, necessitam assumir explícita e formalmente suas dimensões pedagógicas, isto é, necessitam qualificar os educadores para o entendimento compartilhado em processos argumentativos, sobre as especificidades das práticas educativas no interior dos cursos ministrados pela universidade e sobre a organização e condução delas. Os principais objetivos desta pesquisa consistem na avaliação do impacto da disciplina de Metodologia do Ensino de Bioquímica sobre as compreensões dos estudantes a respeito de algumas características dos processos de ensino e aprendizagem. No início e no fim das atividades se utilizou um questionário no qual os estudantes manifestam suas concepções sobre os processos de ensino e de aprendizagem na área de bioquímica. As respostas foram analisadas e categorizadas numa perspectiva de análise qualitativa e quantitativa. Foi realizado um estudo comparativo das respostas do questionário inicial (pré-teste) e do final (pós-teste), buscando verificar se ocorreram mudanças nas concepções dos estudantes, e em caso positivo se pretendeu também avaliar a natureza e a intensidade destas mudanças. Os resultados da pesquisa, em relação à primeira parte do questionário que versava sobre características positivas e negativas de um professor mostram que não há diferenças significativas nas mudanças de opinião entre as 5 turmas de alunos (97 alunos ao total), mas todas diferiram significativamente em relação a um grupo controle (20 alunos) que não realizou a disciplina. A partir dos resultados das escolhas dos estudantes quanto a sua concordância ou discordância em relação a trinta afirmações apresentadas na segunda parte do questionário, que versavam sobre procedimentos didático-pedagógicos em sala de aula, em relação às categorias professor, aluno, pesquisa, disciplina e avaliação, não se observam variações significativas entre as turmas, em relação às escolhas dos estudantes quanto a sua concordância com as sentenças apresentadas no instrumento de coleta de informações. A auto-avaliação dos alunos e a avaliação do professor e da disciplina foram consideradas altamente satisfatórias. Os resultados sugerem que em curto período de atividades contínuas uma atividade reflexiva e não diretiva é capaz de produzir mudanças significativas nas opiniões de alunos sobre alguns parâmetros relacionados com ensino e aprendizagem.
Abstract Masters and doctorate courses seek to form researchers in various areas of knowledge. However, they are not usually aimed at forming university professors in the broad sense, being that we conceive them as tending not only to the contents of their subject matter, but also to the formation of citizens, the professionals they are forming within a broad view of the social, ethical, political aspects of the environment they belong to. In this sense, post graduation courses, when aimed at the formation for university professors, need to explicitly and formally take on their pedagogical dimensions, that is, they need to qualify educators for the shared understanding in argumentative processes about the specifics of educating practices within the courses taught by the university and about the their organization and running. The main objectives of this research consist in assessing the impact of the Biochemistry Teaching Methodology subject on the understanding of students regarding some characteristics of the teaching and learning processes, and in identifying the factors that may have contributed for the conception to have persisted for more or less time. A questionnaire was used in the beginning and end of the activities, in which students expressed their conceptions about the teaching and learning processes in the area of biochemistry. The answers were analyzed and categorized under a perspective of qualitative and quantitative analysis. A comparative study of the initial and final questionnaire answers was carried out seeking to verify whether there was any change to student conceptions, and if so, it was also intended to assess the nature and intensity of such changes. Taking into consideration this theoretical-methodological perspective of the research, the subject alumni from the last five years were interviewed with the aim of identifying some factors that may be related to the changes in conception. The research results, relative to the first part of the questionnaire that dealt with the positive and negative characteristics of a teacher did not show significant differences between the 5 groups in respect to the differences between the pretest and the posttest. From the results of students’ choices regarding their agreeing or disagreeing with thirty statements presented in the second part of the questionnaire that dealt with didactic-pedagogical procedures in the classroom, in relation to the categories of professor, student, research, discipline and evaluation, no significant differences are observed between the 5 groups, but different from the control group. The opinion of the students about self-evaluation, evaluation of the discipline and evaluation of the teacher were very positive. These results suggest that an activity reflexive and non-directive may induce significant change in the opinion of the students about some educational parameters.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/105061
Arquivos Descrição Formato
000943052.pdf (881.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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