Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBossle, Fabianopt_BR
dc.contributor.authorMolina Neto, Vicentept_BR
dc.contributor.authorWittizorecki, Elisandro Schultzpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-31T02:16:42Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1415-4676pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/105087pt_BR
dc.description.abstractEste artigo trata do trabalho coletivo dos professores de educação física de duas escolas do Município de Porto Alegre/RS. O problema de pesquisa formulado foi: Como os professores de educação física concebem e constroem o trabalho docente coletivo e quais os limites e possibilidades para essa construção no cotidiano de duas escolas desta Rede Municipal de Ensino? Realizamos uma etnografia em uma das escolas e uma autoetnografia em outra. Compreendemos que, independente das normativas da administração educativa, as condições para a construção de um trabalho coletivo, entre outras, estão relacionadas à configuração do contexto local de cada escola, das relações que a escola estabelece com estas comunidades e a vontade política das direções das escolas e dos coletivos docentes.pt_BR
dc.description.abstractThis article deals with the collective work of physical education teachers from two schools in the city of Porto Alegre / RS. The research problem was formulated: As physical education teachers design and build the collective work of teachers and what the limits and possibilities for this in the daily construction of two schools of Municipal School? We conducted an ethnography in a school and a autoetnografia another. We understand that, regardless of the norms of educational administration, the conditions for the construction of a collective work, among others, are related to the configuration of the local context of each school, the school establishes relationships with these communities and the political will of the leaderships of schools teachers and collectives.en
dc.description.abstractEste artículo trata de un trabajo colectivo de profesores de educación física de dos escuelas en la ciudad de Porto Alegre / RS. El problema de investigación se formuló: Como profesores de educación física diseñar y construir el trabajo colectivo de los profesores y cuáles son los límites y las posibilidades de este en la construcción diaria de dos escuelas de la Escuela Municipal? Se realizó una etnografía en una escuela y un autoetnografia otro. Entendemos que, independientemente de las normas de la administración educativa, las condiciones para la construcción de una obra colectiva, entre otros, están relacionados con la configuración del contexto local de cada escuela, la escuela establece relaciones con estas comunidades y la voluntad política de las direcciones de las escuelas los maestros y colectivos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPensar a prática : revista da pós-graduação em educação física. Goiânia, GO. Vol. 16, n. 2 (abr./jun. 2013), p. 401-415.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectFacultyen
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectPhysical education and trainingen
dc.subjectSchoolsen
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.subjectQualitative researchen
dc.subjectEducación y entrenamiento fisicoes
dc.subjectInstituciones académicases
dc.subjectInvestigación cualitativaes
dc.titleTrabalho docente coletivo na educação física escolarpt_BR
dc.title.alternativeTeacher collective work on physical education of school en
dc.title.alternativeTrabajo colectivo de los maestros en la educación fisica es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000897237pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples