Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCoelho, Johanna Ermacovitchpt_BR
dc.contributor.authorNatividade, Daniela dapt_BR
dc.contributor.authorGoellner, Silvana Vilodrept_BR
dc.date.accessioned2014-10-31T02:16:42Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1415-4676pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/105088pt_BR
dc.description.abstractA Ginástica Rítmica vem sendo desenvolvida no Brasil desde 1953 e no Rio Grande do Sul desde o início da década de 1970. Considerando os poucos registros sobre a história da modalidade, esta pesquisa tem como objetivo descrever seus primórdios a partir da memória de quatro professoras identificadas como pioneiras no trabalho com esta modalidade neste Estado. Fundamentada no aporte teóricometodológico da História Oral, foram realizadas entrevistas e, dos seus diálogos com outras fontes de pesquisa, identificamos não apenas a atuação das professoras mas sobretudo as estratégias adotadas para a divulgação e legitimação desta prática nas escolas de ensino fundamental e cursos de formação de profissionais de Educação Física.pt_BR
dc.description.abstractRhythmic Gymnastics has been developing in Brazil since 1953 and in Rio Grande do Sul since the beginning of the 1970s. Due to the scarcity of its written history, this paper seeks to describe this sport's essence based on the memory of four professors identified as pioneers in their field in this state. Founded on the theoretical methodology of the Oral History and through interviews and other research, we have highlighted not only these professor's knowledge, but also strategies to both adopt and legitimize this sport to be taught in elementary schools as part of their physical education program and also in the training of physical education teachers. Keywords: Physical Education and Training. Gymnastics. History.en
dc.description.abstractLa Gimnasia Rítmica viene siendo desarrollada en Brasil desde 1953 y en Rio Grande do Sul desde el inicio de la década de 1970. Considerando los pocos registros sobre la historia de la modalidad, esta investigación tiene como objetivo describir sus primordios a partir de la memoria de cuatro profesoras identificadas como pioneras en el trabajo con esta modalidad en este Estado. Fundamentada en el aporte teóricometodológico de la Historia Oral, fueron realizadas entrevistas y, de sus diálogos con otras fuentes de investigación, identificamos no apenas la actuación de las profesoras pero, sobre todo, las estrategias adoptadas para la divulgación y legitimación de esta práctica en las escuelas de enseñanza fundamental y cursos de formación de profesionales de Educación Física.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPensar a prática : revista da pós-graduação em educação física. Goiânia, GO. Vol. 16, n. 1 (jan./mar. 2013), p. 101-117pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysical education and trainingen
dc.subjectGinastica : Historiapt_BR
dc.subjectGymnasticsen
dc.subjectHistoryen
dc.subjectEducación y entrenamiento físicoes
dc.subjectGimnasiaes
dc.titleFragmentos da história da ginástica rítmica no Rio Grande do Sul : as primeiras professoras e suas memóriaspt_BR
dc.title.alternativeHistorical fragments of rhythmic gymnastics in Rio Grande do Sul : its first professors and their memoriesen
dc.title.alternativeFragmentos de la historia de la gimnasia rítmica en Rio Grande do Sul : las primeras profesoras y sus memoriases
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000897429pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples