Repositório Digital

A- A A+

Modelos de gestão da administração pública brasileira e suas implicações em controle e transparência

.

Modelos de gestão da administração pública brasileira e suas implicações em controle e transparência

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Modelos de gestão da administração pública brasileira e suas implicações em controle e transparência
Autor Pittelkow, Kalinka
Orientador Madeira, Lígia Mori
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Assunto Administração pública
Controle da corrupção
Transparência pública
Resumo Este trabalho trata da modernização das estruturas burocráticas da Administração Pública brasileira e das implicações do fenômeno. Buscar identificar elementos que proporcionam mais eficiência e transparência na gestão pública apresenta-se como instrumento que pode ser útil à elaboração de políticas públicas de controle da corrupção e racionalização dos serviços públicos prestados, com evidente benefício à população. Além disso, temos, como características estruturais da formação do Estado brasileiro o personalismo; o patrimonialismo; o clientelismo; e a tradição de autoritarismo. Estas características, profundamente ligadas ao Estado brasileiro, condicionam de forma comprometedora o exercício da cidadania, gerando distorções sociais na população e na condução dos negócios públicos. Cabe lembrar as recorrentes denúncias de corrupção da administração pública brasileira veiculadas pela mídia, em qualquer nível da federação. Os objetivos desta pesquisa são identificar fatores que possam estar influenciando mudanças na gestão pública e o que estas mudanças representam na execução das atividades de controle e divulgação (transparência) da Administração Pública. A primeira parte trata das gramáticas políticas da relação entre Estado e sociedade no Brasil. A segunda, da Administração Pública brasileira e dos modelos de gestão adotados. A terceira parte fala de Accoutability, Transparência e Controle da Corrupção.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/105113
Arquivos Descrição Formato
000940607.pdf (356.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.