Repositório Digital

A- A A+

Entre a cultura e a natureza : um estudo sobre a Sociobiologia e sua relação com as Ciências Sociais

.

Entre a cultura e a natureza : um estudo sobre a Sociobiologia e sua relação com as Ciências Sociais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Entre a cultura e a natureza : um estudo sobre a Sociobiologia e sua relação com as Ciências Sociais
Autor Britz, Eduardo Bayon
Orientador Weiss, Raquel Andrade
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Assunto Evolução humana
Interdisciplinaridade
Sociobiologia
Sociologia
Sociologia da ciência
[es] Ciencias sociales
[es] Evolución humana
[es] Interdisciplinaridad
[es] Sociobiología
[es] Sociología de la ciencia
Resumo A partir da década de 1970 começa a emergir, nos Estados Unidos, o que viria a ser denominado como Sociobiologia. Tomando como base o conhecimento biológico disponível até então, especialmente a teoria da evolução das espécies formulada por Darwin, esta abordagem sugere que o comportamento dos animais sociais pode ser determinado pelos fatores genéticos. De início, a Sociobiologia teve como objeto de estudo os insetos sociais, mas em pouco tempo expandiu-se para abranger outros seres vivos, inclusive os mamíferos sociais – grupo no qual a humanidade está inserida. A partir deste ponto, a Sociobiologia entra diretamente em confronto com as Ciências Sociais, em especial com a Sociologia e a Antropologia. Neste trabalho serão analisados os autores que atuaram como fundadores ou divulgadores da Sociobiologia e suas representações sobre a Sociologia como uma ciência que visa compreender o comportamento social humano através da dimensão cultural, assim como os desafios que podem surgir da busca por uma construção conjunta entre os campos das Ciências Biológicas e das Ciências Sociais.
Resumen Desde la década de 1970 comienza a surgir en los Estados Unidos lo que sería llamado la Sociobiología. Basándose en el conocimiento biológico disponible hasta el momento, especialmente la teoría de la evolución formulada por Darwin, este enfoque sugiere que el comportamiento de los animales sociales puede ser determinado por factores genéticos. Inicialmente, la Sociobiología tuvo los insectos sociales como objeto de estudio pero pronto se amplió para abarcar los otros seres vivos, inclusive los mamíferos sociales - donde se inserta la humanidad. Desde este punto, la Sociobiología se enfrenta directamente con las ciencias sociales, especialmente la Sociología y la Antropología. En este trabajo serán analizados los autores que actuaron como fundadores o promotores de la Sociobiología y sus representaciones acerca de la Sociología como una ciencia que trata de comprender el comportamiento social humano a través de la dimensión cultural serán analizados, así como los desafíos que pueden surgir de la búsqueda de una construcción conjunta entre los campos de las ciencias biológicas y las ciencias sociales.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/105114
Arquivos Descrição Formato
000940609.pdf (327.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.