Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Camila Fagundes dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Lisandra Oliveira ept_BR
dc.contributor.authorMolina Neto, Vicentept_BR
dc.date.accessioned2014-10-31T02:17:07Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn1415-4676pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/105117pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve por objetivo compreender como os espaços físicos da escola são apropriados pelos professores de Educação Física (EF) nas aulas de 5ª à 8ª séries do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Estadual de Ensino de Porto Alegre/RS com 4 professores de EF. Trata-se de uma etnografia educativa e os principais instrumentos utilizados foram: observação participante, diário de campo, entrevista e análise documental. Percebemos que os professores de EF associam muitas das limitações do seu trabalho pedagógico a (in)existência de espaços e materiais referentes a essa área de conhecimento. Além disso, observamos importantes relações entre: as organizações e as apropriações desses locais/equipamentos pelos professores com a prática pedagógica em EF.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to understand how the physical spaces of the school are appropriate for teachers of Physical Education (EF) classes 5th to 8th grades of elementary school. The survey was conducted in a school in the State Schools of Porto Alegre/RS, 4 teachers of PE. This is an educational ethnography and the main instruments used were participant observation, field diary, interview and document analysis. We realize that teachers of PE associate many of the limitations of their work to teaching (in)existence of spaces and materials for this field. Furthermore, we observed significant relationships between: the organizations and the appropriation of local and/or equipment for teachers with pedagogical practice in EF.en
dc.description.abstractEste estudio tuvo por objetivo comprender como los espacios físicos de la escuela son apropiados por los profesores de Educación Física (EF) en las clases de 5ª a 8ª series de la Enseñanza Básica. La investigación fue realizada en una escuela de la Red del Estado de Enseñanza de Porto Alegre /RS con 4 profesores de EF. Trata de una etnografía educativa y los instrumentos utilizados fueran: observación participante, diario del campo, entrevista y análisis documental. Percibimos que los profesores EF asocian muchas de las limitaciones de su trabajo pedagógico a (in)existencia de espacios y materiales referentes a esta área del conocimiento. Además, observamos importantes relaciones entre: las organizaciones y las apropiaciones de estos locales/equipamiento por los profesores con la práctica pedagógica en EF.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPensar a prática. Goiânia. Vol. 14, n. 2, (maio/ago. 2011), p.1-10pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectPhysical spaceen
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectPedagogical practiceen
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEspacio físicoes
dc.subjectPráctica pedagógicaes
dc.subjectEducación físicaes
dc.titleArquitetura escolar e o ensino de educação física : relações (im)possíveispt_BR
dc.title.alternativeScholastic architecture and the teaching of physical education : relations (im)possibleen
dc.title.alternativeArquitectura de la escuela y la enseñanza de la educación física : relaciones (im)posibleses
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000910741pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples