Repositório Digital

A- A A+

A produção acadêmica brasileira sobre a educação na obra de Émile Durkheim

.

A produção acadêmica brasileira sobre a educação na obra de Émile Durkheim

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A produção acadêmica brasileira sobre a educação na obra de Émile Durkheim
Autor Faturi, Rhuany Andressa Raphaelli Soares
Orientador Weiss, Raquel Andrade
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Assunto Durkheim, Émile 1858-1917.
Produção acadêmica
Sociologia da educação
[en] Durkheimian theory
[en] Education
Resumo O presente trabalho de conclusão de licenciatura tem como objetivo analisar quantitativamente e qualitativamente a produção acadêmica brasileira que tem como central o tema da educação presente na obra do sociólogo Émile Durkheim. Pretende-se, a partir deste levantamento, averiguar de que forma o pensamento e os escritos durkheimianos sobre a educação são abarcados, desenvolvidos e utilizados no âmbito da academia brasileira, analisando os discursos, a estrutura argumentativa e a recepção da obra do autor no Brasil. Buscou-se, então, i) realizar um levantamento destas publicações até o momento atual; ii) examinar quantitativamente as principais características destas obras – como periodicidade e a estrutura argumentativa; iii) desenvolver uma análise qualitativa, ressaltando alguns aspectos dos escritos sobre educação de Durkheim que são utilizados com frequência no decorrer das publicações e/ou que se apresentam como avanços para o estudo sobre o autor e este tema e; iv) apresentar uma leitura crítica, ponderando acerca das contribuições, contradições e inconsistências destas obras.
Abstract This study aims to analyze quantitatively and qualitatively the Brazilian academic production focused in the theme of education in the work of the sociologist Émile Durkheim. This investigation intends to ascertain how Durkheimian thought and writings about education are understood, developed and used in the context of Brazilian academy, analyzing the discourses, the argumentative structure and the reception of the author's work in Brazil. The objectives are: i) to conduct a survey of these publications to the present time; ii) to examine quantitatively the main features of these works - as periodicity and argumentative structure; iii) to develop a qualitative analysis, highlighting some aspects of Durkheim's writings on education that are frequently used throughout the publications and/or presenting as advances for the study of the author and the subject and; iv) to present a critical reading, pondering contributions, contradictions and inconsistencies of these works.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/105122
Arquivos Descrição Formato
000940930.pdf (598.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.