Repositório Digital

A- A A+

“Dice el mismo indio historiador...” : escrita, memória e identidade no relato de um mayordomo da redução de São Luís (1754-1758)

.

“Dice el mismo indio historiador...” : escrita, memória e identidade no relato de um mayordomo da redução de São Luís (1754-1758)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título “Dice el mismo indio historiador...” : escrita, memória e identidade no relato de um mayordomo da redução de São Luís (1754-1758)
Autor Silva, Marina Gris da
Orientador Neumann, Eduardo Santos
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Bacharelado.
Assunto Escrita
Identidade
Memória
Reducoes jesuiticas
Tratado de Madrid
Resumo Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar o relato produzido pelo mayordomo (administrador) da redução jesuítica de São Luís, Chrisanto Neranda, em 1754, acerca de suas vivências enquanto prisioneiro dos portugueses durante os conflitos decorrentes do Tratado de Madri (1750). Através da análise do conteúdo e da produção, tradução e circulação deste texto, o estudo busca expor de que forma o relato escrito por Chrisanto Neranda pode ser compreendido como um trabalho de memória no processo de consolidação de uma identidade missioneira, bem como compreender a maneira como a escrita é instrumentalizada nesse processo. Assim, é possível perceber como este indígena, utilizando a escrita como suporte para a memória, é capaz de transmitir uma série de referências que julgava importantes para o coletivo no qual se inseria, realizando um trabalho de manutenção e atualização da memória deste grupo e afirmação de uma identidade que passava pela adesão ao projeto missional, à fé cristã e aos jesuítas, bem como pela defrontação e contraste com os portugueses.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/105123
Arquivos Descrição Formato
000940963.pdf (6.415Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.