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Implementação do programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego formação inicial e continuada no Rio Grande do Sul

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Implementação do programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego formação inicial e continuada no Rio Grande do Sul

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Título Implementação do programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego formação inicial e continuada no Rio Grande do Sul
Autor Corte, Guilherme Daltrozzo
Orientador Lima, Luciana Leite
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Políticas Públicas.
Assunto Modelo organizacional
Políticas públicas de educação
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.
Qualificação profissional
[en] Implementation
[en] Organization models
[en] Professional qualification
[en] Pronatec-fic
[en] Public policy
Resumo O presente estudo tem como tema a implementação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Formação Inicial e Continuada (Pronatec-Fic) no estado do Rio Grande do Sul. O objetivo desse trabalho é analisar como se dá a implementação desse programa de qualificação profissional dentro de um contexto multifacetado de atores e instituições. Para fundamentar esse trabalho foram realizados levantamentos bibliográficos, observação e análise a partir da perspectiva bottom-up, e dos modelos organizacionais de implementação propostos por Elmore (1980). Nesse estudo é apresentado uma contextualização da qualificação profissional no Brasil, como também o fluxo de implementação dessa nova política federal. A partir disso, pode-se constatar que os modelos organizacionais propostos por Elmore se fazem presentes muitas vezes juntos dentro das organizações presentes na implementação do Pronatec-Fic. Nesse sentido, a identificação dos problemas através desses modelos cria oportunidades de inovação por parte dos implementadores da política com o objetivo de atingir melhores resultados.
Abstract The present study has as a theme the implementation of the Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Formação Inicial e Continuada (Pronatec-Fic) in the state of Rio Grande do Sul. The object of this work is to analyze how it given the implementation of this program of professional qualification inside a context of multifaceted actors and hierarchies. To fundament this work was realized bibliographic surveys, observation and analysis from the bottom-up perspective, as also organization models of implementation proposed by Elmore. In this study it’s presented a contextualization of professional qualification in Brasil, as also the flux of implementation of this new federal policy. From this, it’s possible to affirm that the organization models of implementation proposed by Elmore can be found quite often together in the organizations present in the implementation of Pronatec-Fic. In this way the identification of problems through these models create an opportunity of innovations by the implementers of the policy, with the goal of achieving better results.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/105124
Arquivos Descrição Formato
000940977.pdf (749.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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