Repositório Digital

A- A A+

Reflexividade na pesquisa etnográfica e as suas relações com a prática pedagógica de um professor de boxe

.

Reflexividade na pesquisa etnográfica e as suas relações com a prática pedagógica de um professor de boxe

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Reflexividade na pesquisa etnográfica e as suas relações com a prática pedagógica de um professor de boxe
Autor Mariante Neto, Flávio Py
Stigger, Marco Paulo
Resumo O presente trabalho é resultado da sistematização de reflexões feitas a partir de uma pesquisa etnográfica realizada em uma academia de boxe em Porto Alegre. Ao escolher a etnografia, metodologia que se caracteriza pela compreensão de aspectos simbólicos envolvidos em um universo particular, eu percebi que algumas mudanças estavam ocorrendo em minha maneira de lecionar. Assim, destinei um espaço em meus diários de campo para debater o tema. Foram realizados vinte e nove registros entre os meses de janeiro e abril de 2010. Então, compreendi que a visão antropológica me ajudou a relativizar conceitos ligados à temática do gênero e relacionados com a heterogeneidade do esporte. Concluí que a antropologia e a pedagogia podem andar juntas, formando um elo teórico/prático capaz de ajudar na atuação docente.
Contido em Cadernos de formação RBCE. Vol. 2, n.1 (jan. 2011), p. 95-107.
Assunto Boxe
Etnografia
Pesquisa qualitativa
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/105131
Arquivos Descrição Formato
000787069.pdf (122.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.