Repositório Digital

A- A A+

Procedimentos didáticos para o ensino de língua espanhola pelas demandas oriundas dos megaeventos no Brasil : um estudo de caso

.

Procedimentos didáticos para o ensino de língua espanhola pelas demandas oriundas dos megaeventos no Brasil : um estudo de caso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Procedimentos didáticos para o ensino de língua espanhola pelas demandas oriundas dos megaeventos no Brasil : um estudo de caso
Autor Ribeiro, André da silva
Orientador Schroeder, Daniela Norci
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Língua Moderna: Espanhol: Licenciatura.
Assunto Ensino-aprendizagem
Língua adicional
Língua espanhola
Sociointeracionismo
[es] Enseñanza-aprendizaje de lengua española
[es] Lengua adicional
[es] Socio interaccionismo
Resumo O presente trabalho de conclusão de curso insere-se no campo da Linguística Aplicada, mais especificamente no ensino de Língua Espanhola. Com a demanda crescente de cursos de línguas adicionais devido aos megaeventos esportivos a serem realizados no Brasil – Copa do Mundo Fifa 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016 – analisarei os procedimentos didáticos empregados nas aulas do curso de Espanhol para vendedores, do qual fui professor e que teve como objetivo principal desenvolver o processo de ensino-aprendizagem no referido idioma. Desta maneira, será possível acrescentar conhecimento sobre o assunto e colaborar com o aumento do espaço dedicado a ele. Orientarei o estudo de caso com um referencial teórico abrangente, mas utilizando-me principalmente da perspectiva vygotskiana sociointeracionista da aprendizagem. Estas razões corroboram a importância em se aprofundar neste tema e seu ineditismo, visto que se trata de um aporte baseado na ação prática de um educador-universitário.
Resumen El presente trabajo de conclusión de curso se insiere en el campo de la Lingüística Aplicada, más específicamente en la enseñanza de la Lengua Española. Con la creciente demanda de cursos de lenguas adicionales debido a los grandes eventos deportivos que se realizarán próximamente – Copa del Mundo Fifa 2014 y Juegos Olímpicos Rio 2016 – analizaré los procedimientos didácticos empleados en las clases del curso Español para vendedores, en el cual he sido profesor y que ha tenido como objetivo principal desarrollar el proceso de enseñanza-aprendizaje en ese idioma. De esta manera, será posible agregar conocimientos sobre el tema y colaborar con el aumento del espacio dedicado a la misma. Voy a orientar el estudio de caso con un marco teórico amplio, pero utilizando-me principalmente del enfoque socio interaccionista de Vygotsky al aprendizaje. Estas razones corroboran la importancia en profundizarse en este tema y su carácter inédito, visto que se trata de una contribución basada en la acción práctica de un educador universitario.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/105139
Arquivos Descrição Formato
000941275.pdf (3.424Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.