Repositório Digital

A- A A+

A interação do leitor em Maus

.

A interação do leitor em Maus

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A interação do leitor em Maus
Autor Nienov, Natasha Karenina Muniz
Orientador Oliveira, Marta Ramos
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Inglês: Licenciatura.
Assunto Estética da recepção
História em quadrinhos
Holocausto
[en] Comics
[en] Holocaust
[en] Reception theory
Resumo Este trabalho analisa a interação do leitor na narrativa Maus, de Art Spiegelman. A obra trata das memórias e pós-memórias de sobreviventes do Holocausto da Segunda Guerra Mundial e foi baseada em entrevistas de Spiegelman com seu pai, Vladek. Considerando a escolha pelos quadrinhos de Spiegelman, são discutidas algumas questões referentes aos elementos visuais e às interfaces do tempo presentes na narrativa. Essa justaposição do tempo no espaço possibilita a criação de um tempo e espaço próprios para o leitor, chamado de superpresent. Além disso, discute-se os narradores presentes na narrativa, explorando as visões diversas a partir de suas respectivas narrativas. É discutido o conceito de focalização e como essa estratégia pode influenciar o receptor em Maus. Por fim, será abordada a importância do leitor e de seu conhecimento prévio para uma experiência de leitura mais dinâmica, considerando os preceitos da teoria da estética da recepção.
Abstract This work analyzes the interaction of the reader in Art Spiegelman‟s narrative Maus. The work deals with the memories and post-memories of Second World War Holocaust survivors, and is based on some taped conversations Spiegelman had with his father, Vladek. Considering the author‟s choice for comics, I discuss some issues related to visual elements, and to time interfaces present in the narrative. This juxtaposition of time in space allows for the creation of a time and space for the reader, called the superpresent. A discussion of the various narrators present in the narrative follows, exploring the diverse views from their respective narratives. The concept of focalization and the way this strategy can influence the reader will also be discussed. Finally, in light of reception theory I analyze the importance of the reader‟s role and of their previous knowledge in order to have a more dynamic experience.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/105236
Arquivos Descrição Formato
000941644.pdf (11.60Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.