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dc.contributor.advisorOliveira, Marta Ramospt_BR
dc.contributor.authorNienov, Natasha Karenina Munizpt_BR
dc.date.accessioned2014-11-01T02:18:03Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/105236pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa a interação do leitor na narrativa Maus, de Art Spiegelman. A obra trata das memórias e pós-memórias de sobreviventes do Holocausto da Segunda Guerra Mundial e foi baseada em entrevistas de Spiegelman com seu pai, Vladek. Considerando a escolha pelos quadrinhos de Spiegelman, são discutidas algumas questões referentes aos elementos visuais e às interfaces do tempo presentes na narrativa. Essa justaposição do tempo no espaço possibilita a criação de um tempo e espaço próprios para o leitor, chamado de superpresent. Além disso, discute-se os narradores presentes na narrativa, explorando as visões diversas a partir de suas respectivas narrativas. É discutido o conceito de focalização e como essa estratégia pode influenciar o receptor em Maus. Por fim, será abordada a importância do leitor e de seu conhecimento prévio para uma experiência de leitura mais dinâmica, considerando os preceitos da teoria da estética da recepção.pt_BR
dc.description.abstractThis work analyzes the interaction of the reader in Art Spiegelman‟s narrative Maus. The work deals with the memories and post-memories of Second World War Holocaust survivors, and is based on some taped conversations Spiegelman had with his father, Vladek. Considering the author‟s choice for comics, I discuss some issues related to visual elements, and to time interfaces present in the narrative. This juxtaposition of time in space allows for the creation of a time and space for the reader, called the superpresent. A discussion of the various narrators present in the narrative follows, exploring the diverse views from their respective narratives. The concept of focalization and the way this strategy can influence the reader will also be discussed. Finally, in light of reception theory I analyze the importance of the reader‟s role and of their previous knowledge in order to have a more dynamic experience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstética da recepçãopt_BR
dc.subjectReception theoryen
dc.subjectHolocausten
dc.subjectHolocaustopt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectComicsen
dc.titleA interação do leitor em Mauspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000941644pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Inglês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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