Repositório Digital

A- A A+

A coesão em textos escolares : uma análise de atribuições de sentidos

.

A coesão em textos escolares : uma análise de atribuições de sentidos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A coesão em textos escolares : uma análise de atribuições de sentidos
Autor Soardi, Julia Arduim
Orientador Menuzzi, Sérgio de Moura
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Coerência textual
Escola
Leitor
Produção textual
[en] Author
[en] Cohesion
[en] Reader
[en] School
[en] Textual production
Resumo Esta monografia visa a contribuir para o estudo da atribuição de sentidos ao texto através da análise da coesão textual em redações escolares. A análise feita nos problemas de coesão apresentados nos textos levou em consideração a atribuição de sentidos partindo do pressuposto de que, diferentemente de como são propostas as redações em muitas escolas, é possível construir uma escrita escolar que contribua não apenas para uma proposta de ensino de estrutura textual, mas que contribua para uma proposta de ensino de discurso que produza efeitos de sentido. Para tanto, utilizo primeiramente a teoria de Guedes (2002) que aborda as qualidades de um texto e, após, a teoria de Coesão Textual para a realização da análise da coesão sequencial nos textos escolhidos. Após esse momento, eu parto para a análise dos problemas de coesão encontrados relacionando-os com a produção textual e suas características para que um texto tenha as qualidades que o caracterizem como texto legítimo. Com esse trabalho, percebe-se que os alunos, não têm em mente o que seja um texto e qual é a sua função, o que fica evidente quando se observa os problemas de coesão apresentados pela escrita em sala de aula.
Abstract This monograph aims to contribute to the study of assigning meanings to the text by analyzing the textual cohesion in school writings. I approach the analysis work done for assigning senses assuming that unlike how texts are proposed in many schools, it is possible to build a school writing that contributes not only to a teaching of text structure, but that contributes to a teaching discourse that produces effects of meaning. To do so, first I use the theories of Textual Cohesion for conducting sequential analysis of cohesion in the texts chosen. After this analysis, I leave for the analysis of cohesion problems found relating them to the textual production and its features so that a text is constituted as such. With this work, it can be seen that students in the first place don’t have in mind what is text and what is its function, making evident when observing the cohesion problems presented by writing in the classroom.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/105238
Arquivos Descrição Formato
000941456.pdf (16.17Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.