Repositório Digital

A- A A+

Lazarillo de Tormes : a influência da Igreja

.

Lazarillo de Tormes : a influência da Igreja

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Lazarillo de Tormes : a influência da Igreja
Autor Graziola, Juliana Devitte
Orientador Castiglioni, Ruben Daniel Méndez
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Erasmo, Desiderio 1467-1536.
Igreja
Lazzarillo de Tormes
Literatura espanhola
[es] Erasmismo
[es] Iglesia
[es] Literatura española
Resumo Publicada anonimamente, Lazarillo de Tormes é considerada a obra precursora do romance picaresco, cuja narrativa se dá em torno de uma critica à sociedade espanhola de sua época. O objetivo deste trabalho é verificar a presença da Igreja no cotidiano dessa sociedade, tomando por base as ideias do humanista renascentista Erasmo de Rotterdam. Para isso, serão utilizadas as obras De Pueris – A Civilidade Pueril e O Elogio da Loucura, as quais abordam temas voltados à influência da Igreja na sociedade do século XVI. A primeira defende a necessidade da inserção do indivíduo ao ensinamento desde a infância, prática não realizada pela Igreja; a última apresenta, entre outras, uma crítica voltada às atitudes dos membros ligados à Igreja, bem como à sua sociedade.
Resumen Publicada anónimamente, Lazarillo de Tormes es considerada la obra precursora del romance picaresco, cuya narrativa se construye alrededor de una crítica a la sociedad española de su época. El objetivo del presente trabajo es comprobar la presencia de la Iglesia en el cotidiano de la sociedad, teniendo como base las ideas del humanista renacentista Erasmo de Rotterdam. Para eso, se utilizaran las obras de Pueris – La Civilidad Pueril y el Elogio a la Locura, las cuales abordan temas orientados a la influencia de la iglesia en la sociedad del siglo XVI. La primera defiende la necesidad de inserción del individuo al enseñamiento desde la infancia, práctica no realizada por la Iglesia; y la última, entre otras críticas, presenta una crítica dirigida a las actitudes de los miembros relacionados con la iglesia, así como a su sociedad.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/105259
Arquivos Descrição Formato
000941479.pdf (425.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.