Repositório Digital

A- A A+

A construção de tarefas com vídeos autênticos como complemento ao livro didático

.

A construção de tarefas com vídeos autênticos como complemento ao livro didático

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A construção de tarefas com vídeos autênticos como complemento ao livro didático
Autor Ribeiro, Karen Cunha
Orientador Welp, Anamaria Kurtz de Souza
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Ensino de língua estrangeira (inglês)
Letramento
Língua adicional
Livro didático
Vídeo
[en] Additional language
[en] Authentic videos
[en] Literacy
[en] Textbook
Resumo Sabe-se que é importante que as tarefas feitas em sala de aula e os temas a serem trabalhados façam sentido para o aluno e estejam relacionados ao seu contexto. Dessa forma, os alunos sentem-se mais motivados a participar das discussões relacionadas aos tópicos apresentados. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é descrever e analisar a aplicação de tarefas pedagógicas elaboradas por mim, através do trabalho com vídeos autênticos, como forma de complementar os temas e atividades propostos pelo livro didático utilizado por alunos de um curso livre e de promover o seu letramento e o desenvolvimento da sua competência linguística em inglês como língua adicional. As tarefas foram elaboradas contextualizadamente, orientando o aluno a participar das discussões propostas acerca dos temas apresentados no livro didático. As respostas dos alunos à autoavaliação realizada ao final do processo evidenciaram que os objetivos traçados foram atingidos: as tarefas elaboradas aproximaram os temas abordados no livro didático à realidade dos alunos, promovendo a reflexão sobre os assuntos debatidos e estimulando discussões na língua adicional. Tal resultado sugere que pesquisas como a relatada neste trabalho podem servir de inspiração para a produção de tarefas com vídeos que aproximem os temas tratados no livro didático com a realidade do aluno para promover seu letramento.
Abstract It is important that the tasks done and the themes approached in the classroom make sense to students and are related to their context. Thus, students feel more motivated to participate in discussions related to the topics presented. The aim of this paper is to describe and analyze the use of pedagogical tasks designed by me, by working with authentic videos as a way to complement the themes and activities proposed by the textbook used by students in a free course and promote their literacy, and the development of their linguistic competence in English as an additional language. The tasks were contextualized, guiding students so that they could participate in discussions about the proposed topics presented in the textbook. Students' responses to the self-assessment performed at the end of the process showed that the objectives were achieved: the designed tasks approached the topics covered in the textbook to the reality of students, promoting reflection on the topics discussed and encouraging discussions in the additional language. These results suggest that the research reported in this paper may serve as inspiration for the production of tasks involving authentic videos aiming at bringing the topics covered in the textbook closer to the reality of students to promote their literacy.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/105271
Arquivos Descrição Formato
000941488.pdf (6.213Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.