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dc.contributor.advisorSouza, Jusamara Vieira dept_BR
dc.contributor.authorLorenzi, Gracianopt_BR
dc.date.accessioned2007-08-30T05:13:11Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/10549pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investiga processos de composição musical vinculados ao registro sonoro e à produção de um CD: Como o uso de registros sonoros se coaduna aos processos composicionais coletivos? Quais as implicações de compor e gravar músicas com adolescentes? Como os adolescentes desencadeiam processos composicionais quando os objetivos estão voltados para a produção de um CD? A pesquisa foi realizada com um grupo de 10 adolescentes, no âmbito de uma Oficina oferecida como atividade extracurricular numa escola da rede pública municipal em Gravataí-RS. O referencial teórico apoiou-se em dois eixos: composição musical na educação musical (SANTOS, 1994; SWANWICK, 1979; McDONALD e MIELL, 2000; FAUTLEY, 2004) e música e tecnologias (IAZZETTA, 1996, 1997, 2001; RODRIGUES, 2002 e CARVALHO, 1999). A metodologia adotada foi a pesquisaação na concepção de Pesquisa-Ação Integral (PAI) de André Morin. Entre as principais conclusões está a de que os processos composicionais constituíram-se para além de estruturações musicais, sendo constantemente permeados pelo conjunto de inter-relações sócio-afetivas do grupo. O registro das composições favoreceu o feedback auditivo para os adolescentes, podendo dessa forma, estabelecer novas referências estéticas de percepção musical sobre as próprias composições. Além disso, a produção do CD se configurou como um resultado tangível do fazer musical do grupo, no qual a identidade coletiva e a individual se fundiram.pt
dc.description.abstractThis study investigates the processes of musical composition linked to the sound record and the production of a CD: how do the use of sound records join to collective compositional processes? What are the implications of composing and recording musics with adolescents? How do they develop compositional processes when the objectives are focused on the production of a CD? The research was carried out on a group of 10 adolescents, in a workshop offered as an extra class activity in a public school in the municipality of Gravataí, RS. The theoretical framework was supported in two axes: musical composition in the musical education (SANTOS, 1994; SWANWICK, 1979; McDONALD e MIELL, 2000; FAUTLEY, 2004) and music and technologies (IAZZETTA, 1996, 1997, 2001; RODRIGUES, 2002 e CARVALHO, 1999). The method of investigation was the action research in the view of André Morin’s Integral Action Research. Among the principal conclusions, it is that the compositional processes resulted beyond the musical structures, being constantly surrounded by a social-affective inter-relations set of the group. The recording of the compositions supported the auditory feedback to the adolescents, becoming possible to them, this way, to set up new aesthetic references of musical understanding about their own compositions. Moreover, the CD production became a tangible result of music making of the group, in which the collective and individual identity fused together.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação musical : Adolescentespt_BR
dc.subjectCompositional processen
dc.subjectAdolescentsen
dc.subjectMusica : Composicao : Estudantespt_BR
dc.subjectComposicao musical : Ensinopt_BR
dc.subjectRecordingen
dc.subjectCDen
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectAction researchen
dc.titleCompondo e gravando músicas com adolescentes : uma pesquisa-ação na escola públicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000593131pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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