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Os saberes docentes na ação pedagógica dos estagiários de música : dois estudos de caso

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Os saberes docentes na ação pedagógica dos estagiários de música : dois estudos de caso

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Título Os saberes docentes na ação pedagógica dos estagiários de música : dois estudos de caso
Autor Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
Orientador Hentschke, Liane
Data 2007
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Assunto Educação musical
Formação de professores : Música
Música : Estágio docente
[en] knowledge base
[en] Music teacher education
[en] Preservice music teaching
Resumo O presente trabalho se propôs a investigar como os estagiários de música desenvolvem sua ação pedagógica a partir dos saberes docentes mobilizados e socializados na atividade de estágio. Os trabalhos de Lee S. Shulman (1986, 1987, 2004), Maurice Tardif (2002) e Clermont Gauthier et al. (1998) fundamentam o referencial teórico desta investigação. A partir desses autores, discuto o conceito de ação pedagógica; a natureza dos saberes docentes e o conceito de saberes da ação pedagógica. A metodologia de pesquisa adotada foi o estudo de casos. Os participantes desta pesquisa foram dois estagiários que realizavam sua prática docente em aulas coletivas de música no ensino fundamental. A coleta de dados utilizou diferentes técnicas: 1) entrevistas semi-estruturadas; 2) entrevistas focadas com técnica de estimulação de memória; 3) observação naturalista, não participante; 4) gravação em vídeo das aulas observadas; e 5) análise de documentos escritos dos estagiários. A hermenêutica fenomenológica de Gadamer (1997) orientou o diálogo interpretativo com os dados. A interpretação realizada destacou dois pilares de análise: o contexto formativo e interativo da atividade de estágio; e o desenvolvimento da ação pedagógica dos estagiários. Esses pilares são interdependentes e implicam a relação dialética entre a mobilização e a socialização de saberes. Os saberes desenvolvidos pelos estagiários em sua ação pedagógica têm uma natureza própria que reflete a gestão interativa em sala de aula. Esses saberes são saberes experienciais que, validados e legitimados na mobilização e socialização, podem ser identificados como saberes da ação pedagógico-musical. Esta tese defende o reconhecimento destes saberes como base teórica para a formação de professores de música e para o desenvolvimento da profissionalidade docente em música.
Abstract This doctoral dissertation investigates how the student music teachers develop their pedagogical action through the use of a knowledge base that is mobilized and socialized during preservice teaching practice. Authors such as Lee S. Shulman (1986, 1987, 2004), Maurice Tardif (2002) and Clermont Gauthier (1998) provide the theoretical premises for this investigation. Based upon the work of these authors, the research discusses the concept of pedagogical action; the nature of teaching knowledge bases; and the underlying concept of pedagogical action knowledge bases. The research methodology adopted entailed case studies. Two student music teachers, who were undergoing preservice field experience with groups of primaryschool students, participated in the research project. Various data collection techniques were employed: 1) semi-structured interviews; 2) focused stimulation recall sessions; 3) naturalistic non-participative observation; 4) video recordings of classes; and 5) analysis of documents written by the student teachers. Gadamer’s phenomenological hermeneutics (1997) guided interpretative dialogue on the data. This interpretation underscored two pillars of analysis: the formative and interactive context of pre-service activities; and the development of pedagogical action on the part of student teachers. These pillars are interdependent and rely on the dialectic relationship between mobilization and socialization of the knowledge base. Knowledge developed by the student teachers in the course of their pedagogical activities is of a singular nature, which reflects their interactive action in the classroom. Such knowledge arises from the experiential knowledge base which, validated and legitimized through mobilization and socialization, can be identified as the pedagogical-musical action knowledge base. This thesis advocates acknowledgment of such knowledge bases as the theoretical premises for musicteacher development and for preparation of professionally qualified music teachers.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/10550
Arquivos Descrição Formato
000594293.pdf (5.742Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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