Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHentschke, Lianept_BR
dc.contributor.authorGalizia, Fernando Stanzionept_BR
dc.date.accessioned2007-08-30T05:13:19Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/10566pt_BR
dc.description.abstractEsse estudo teve como objetivo investigar, sob a ótica dos professores universitários, os saberes necessários para o trabalho acadêmico musical no ensino superior. Para tal foi realizado um estudo de entrevistas com oito professores universitários de música, atuantes em universidades públicas da região sul do Brasil. O referencial teórico teve como base os estudos de Tardif (2002), complementados por outros autores da literatura da educação e da educação musical. A dissertação está dividida em duas partes: na primeira são apresentados os princípios teóricometodológicos que guiaram o estudo; na segunda, os resultados e discussão sobre os mesmos. Nas considerações finais, são sintetizados os saberes que emergiram a partir das falas dos professores, bem como outros elementos relacionados à função do professor universitário de música, como algumas especificidades dessa atividade e as relações entre formação profissional e trabalho acadêmico. Também são sugeridos alguns temas para pesquisas futuras.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study was to investigate what university teachers consider necessary knowledge for musical academic work in higher education. The study consisted of eight interviews with university music professors from public universities in the southern region of Brazil. The main theoretical principles are based on studies by Tardif (2002), as well as by other authors in education and musical education. The dissertation is divided into two parts: the first includes the theoretical-methodological principles that guided the study; and the second includes the results and a discussion about these principles. The conclusion includes the necessary knowledge cited by the professors, other elements related to the role of the university music professor, some specificities of this activity and the relationship between professional formation and academic work. Future research topics are also suggested.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação musical : Ensino superior : Brasilpt_BR
dc.subjectMusica : Ensino superiorpt_BR
dc.titleOs saberes que permeiam o trabalho acadêmico de professores universitários de músicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000593705pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples